quarta-feira, 31 de julho de 2013

ENCONTRO DO HORA DA FAMÍLIA 2013 - PAI E MÃE, PRIMEIROS

     Hoje a noite nos encontramos na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, e na residência da Srª Zezinha, fizemos o encontro do HORA DA FAMÍLIA, com o tema: "Pai e Mãe, primeiros e autênticos transmissores da fé"



 

terça-feira, 30 de julho de 2013

ENCONTRO DO HORA DA FAMÍLIA 2013 - PAI E MÃE

     Hoje a noite fizemos o encontro do HORA DA FAMÍLIA 2013: "Pai e Mãe, primeiros e autênticos transmissores da fé", na residência da Srª Catarina, da Comunidade Nossa Senhora de Aparecida.

sábado, 27 de julho de 2013

FORMAÇÃO PARA PAIS E PADRINHOS - JUL/13

     Hoje a noite, no salão Santo Antonio, estivemos auxiliando o grupo PES, na formação de pais e padrinhos das crianças que serão batizadas amanhã pela manhã, na matriz de São Sebastião.
 Juraci e Nazaré,(sentadas na extremidade direita) estudantes de teologia que participaram como ouvintes

sexta-feira, 26 de julho de 2013

ENCONTRO DO HF 2013 - CELEBRAÇÃO PARA OS AVÓS

     Hoje a noite fizemos o encontro do HORA DA FAMÍLIA 2013 com o tema: Celebração para os avós, na residência da Srª Margarida da Comunidade Nossa Senhora de Fátima.


 Ao fundo sentada de cabelos grisalhos, Srª Margarida com seu filho Antonio

HORA DA FAMÍLIA 2013 - CELEBRAÇÃO PARA OS AVÓS

AOS AVÓS DE JESUS CRISTO, NOSSOS AVÓS:



(Pode-se preparar o ambiente com a Palavra de Deus, velas, flores e a imagem de Santa Ana e São Joaquim e fotos dos avós)
     Acolhida – Irmãos e irmãs, celebrar a vida é motivo de louvor a deus. Hoje queremos celebrar a vida de forma especial de nossos avós. Nas famílias, os avós são testemunhas dos valores fundamentais da vida. Ser avó e avô é uma dádiva de Deus, pois hoje o ser humano vive uma vida desenfreada e desordenada que o desvia do verdadeiro sentido da vida, do matrimônio e da família. E. para chegar a ser avô ou avó é necessário cultivar a família, ajuda-la a gerar novas vidas e crer no Plano de amor que Deus traçou para todos nós.
     Iniciemos com alegria nossa oração, cantando.
     Sinal da cruz
     Dirigente – Deus de poder e misericórdia, o papel educativo e o testemunho de fé dos avós é muito importante e torna-se ainda mais quando, por várias razões, os pais não conseguem dedicar um tempo adequado para seus filhos. Acolhei bondosamente nossa oração pelos nossos avós, dai-lhes a graça de uma vida cheia de bênçãos, compreensão, tolerância, saúde e felicidade. Por Cristo, Nosso Senhor. – Amém.
Dirigente – Entre muitas comemorações do mês de julho, celebramos, no dia 26, São Joaquim e Sant’Ana, os santos padroeiros dos avós. Eles foram os pais de Maria Santíssima e os avós de Jesus Cristo.
Todos Bendito seja Deus, que abençoa a nossa família.
(Cada um recorde os seus vós e partilhe um fato importante no convívio com eles)
PALAVRA DE DEUS Eclo 44, 1. 10-15
     Leitor 1 – Nossos avós são nossa memória e riqueza das famílias. Devemos descobrir neles e em suas experiências de vida todo o aprendizado que acumularam. Que pena seria se nós ignorássemos tudo isso e deixássemos perder todo este tesouro de vida.
     Leitor 2 – O Papa João Paulo II, dirigindo-se aos idosos em audiência pública de 23 de março de 1984, disse: “Não seja pego pela atração da solidão interior. Apesar da complexidade de seus problemas, as forças gradualmente a enfraquecer e apesar das insuficiências das organizações sociais, os atrasos da legislação oficial, incompreensões de uma sociedade egoísta, você não está e não deve se sentir à margem da vida da Igreja, como elemento passivo em um mundo em movimento excessivo, mas sujeito ativo de uma espiritualidade fecunda dentro da existência humana. Você ainda tem uma missão a cumprir e uma contribuição a dar”.
Todos Bendito seja Deus, pelos nossos queridos Avós.

     Leitor 1 – No documento “Dignidade e Missão dos Idosos na Igreja e no Mundo”, emitido pelo Pontifício Conselho para os Leigos, datado de outubro de 1998, explicita-se muito bem que “a comunidade eclesial é chamada a responder a uma maior participação dos idosos”. O documento enumera algumas dessas participações: a atividade caritativa; uma vida de apostolado, principalmente na catequese e no testemunho de vida cristã; nos diversos movimentos eclesiais e na vida da comunidade paroquial. E também na Liturgia, onde contribuem efetivamente para uma sadia manutenção de muitos lugares de culto .Não se pode esquecer a dimensão da oração e da contemplação, em que os idosos dão excelente testemunho na vida da Igreja.
     Leitor 2 – Em 1980 João Paulo II, destacou que “as pessoas mais velhas, por sua sabedoria e experiência, fruto de uma vida, entram numa fase de extraordinária graça, abrindo-lhes novas oportunidades de oração e de união com Deus. Novas virtudes espirituais são concedidas que os disponham a pô-los a serviço dos outros, tornando sua vida uma oferta ao Senhor e fervoroso doador de vida”.
CONVITE AO LOUVOR
    Louvemos a Deus pela vida de nossos avós.
    Louvemos a Deus pela vida de nossos pais.
    Louvemos a Deus por nossas vidas.
    Louvemos por todos que de uma forma ou outra colaboraram em nossa educação.
     (Louvores espontâneos)
PAI NOSSO
Abraços da Paz
ORAÇÃO DE BÊNÇÃO
     Pai de amor e ternura, abençoai nossos avós, famílias, netos para que permaneçam no amor e na união. Por Cristo, Nosso Senhor.
     Todos Amém.
CANTO FINAL

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA NO ABRIGO SÃO JOSÉ - JUL/13

     Hoje pela manhã estivemos no Abrigo São José, onde participamos da equipe litúrgica da Celebração Eucarística que acontece neste abrigo, na última 6ª feira de cada mês. Terminada a celebração fomos ao pátio, onde conversamos com alguns moradores do abrigo e também com cuidadores.

Frei Hermamo, foi o presidente da celebração

domingo, 21 de julho de 2013

BODAS DE PAPEL DO CASAL ENILO & FRANCISCA

     Hoje faz 1 ano que o casal FRANCISCA & ENILO, receberam no altar da igreja Cristo Rei de nossa Paróquia, o Sacramento do Matrimônio - http://pastoralfamiliarsaosebastiaoparnaiba.blogspot.com.br /2012/07/casamento-de.html. Desejamos ao casal e aos que o cercam, muita PAZ e muito BEM, nesta caminhada abençoada deste Sacramento.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

INTRODUÇÃO AO HORA DA FAMÍLIA 2013



     No ano de 2013, proclamado pelo Papa Bento XVI como o ano da fé, assumindo os desafios apresentados pelos Bispos na XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a nova evangelização para a transmissão da fé cristã, a Pastoral Familiar deseja, em particular, na Semana Nacional da Família, motivar momentos, evangelizadores para que os membros das famílias possam “redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo” (Porta Fidei, 2), para incentivar a implantação da Associação de família, e por fim, proporcionar uma ocasião especial para que os membros das famílias assumam no ambiente doméstico a missão da transmissão da fé. 
     No ano da fé e em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, este subsídio colabora com as famílias no compromisso de Evangelizar com renovado ardor missionário, propondo para isso como tema de reflexão e ação “A TRANSMISSÃO E EDUCAÇÃO DA FÉ CRISTÃ NA FAMÍLIA”, em especial, na missão própria e insubstituível dos pais em transmitir e educar os seus filhos na fé.
     A ação evangelizadora da Pastoral Familiar propõe que a Semana Nacional da Família 2013 seja um dos preciosos momentos para promover encontros e celebrações evangelizadoras, como o propósito de motivar e capacitar os membros das famílias católicas, os agentes da Pastoral Familiar, ao valor único e próprio da família; e procurar como, Igreja doméstica querida por Deus Pai, realizada por Jesus Cristo e assistida pelo Espírito Santo, a responderem aos desafios apresentados no Diretório da Pastoral Familiar (2004).
     Que Jesus, Maria e José, modelo de família, nos acompanhe nesta preciosa missão. Abençoada Semana da Família para todos nós!
Pe. Wladimir Porreca – Diocese de São João da Boa Vista/SP – Assessor Nacional da CEPVF da CNBB.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

VISITA E ACOLHIMENTO AO CASAL SERGIO E VANESSA

     Hoje a noite fizemos uma visita de acolhimento ao casal Sergio & Vanessa. Aproveitamos e fizemos um encontro com um dos temas do livreto "Hora da Família".



segunda-feira, 1 de julho de 2013

REUNIÃO MENSAL ORDINARIA - MÊS JULHO

     Hoje a noite na residência dos agentes pastorais Julio & Luciene, foi realizada a reunião mensal ordinária do mês de julho. Foram repassadas as informações da reunião do Conselho Pastoral Paroquial de 24/06 e colocado em pauta o seguinte:


1 – Nós ajudaremos as Comunidades nos encontros domiciliares, contidos no livreto "Hora da Família 2013";
2 – Nossa pastoral está sendo convidada no dia 13 do corrente para o festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;.
3 – Haverá formação para noivos dias 04 e 05 do corrente mês;
4 – Os participantes da Liturgia da Celebração Eucarística do dia 14 (15:30h): Comentarista - Borges; 1ª Leitura - Julio; Salmo - Batista e 2ª Leitura - Lurdinha;
5 - Feita distribuição entre os presentes dos ingressos da "Festa da Família", e dos bilhetes da rifa do festejo de São Francisco; e
6- Próxima reunião mensal ordinária, será na residência dos agentes pastorais Edson & Lurdinha.
Isabele fazendo a leitura do Evangelho de Mt 8, 18-22