sexta-feira, 18 de julho de 2014

CELEBRAÇÃO PARA O DIA DOS PAIS: A ESPIRITUALIDADE PATERNA - HF 2014



AIrmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos à nossa celebração para o Dia dos Pais. Queremos agradecer hoje aos nossos pais e pedir a Deus uma proteção especial para cada pai aqui presente. Reunidos para celebrar os nossos pais, queremos recordar as maravilhas que Deus realizou em São José, homem justo e humilde, ele que cumpriu a grande missão de ser pai, que educou Jesus, com Maria, na fé. E é para nós exemplo de espiritualidade paterna. Vamos juntos elevar nossos louvores a Deus, nosso Pai de bondade, por todos os pais.
(Os pais presentes, em procissão, organizam o altar: colocam a toalha, a Bíblia, a imagem de São José, flores e velas)
Canto de procissão -
A – Estamos reunidos em nome  do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T Amém!
A – Que a graça e o amor de Deus nosso Pai, de Jesus nosso Redentor, do Espírito que nos consola e a intercessão de São José, estejam com cada um de nós.
Todos – Bendito seja Deus pela vida e vocação dos pais.
Oremos – Deus todo-poderoso, que na aurora dos novos tempos confiastes a São José o dom da paternidade do Menino Deus e o tornastes modelo de pai e guarda dos mistérios da salvação dos seres humanos, concedei aos nossos pais a graça de imitar a virtude do Justo e Bom José a à vossa Igreja, por sua intercessão, a graça de conservar fielmente os dons recebidos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
T Amém!
Reflexão Bíblica – Lc 2, 1-7
     Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. José era da família e descendência de Davi. Subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, se completaram  os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou  e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa.
Comentário
Jesus entra na nossa história, vem ao meio de nós, nascendo de Maria por obra de Deus, mas com a presença de São José, o pai legal que o protege e ampara. O exemplo de São José é para todos um forte convite a desempenhar com fidelidade, simplicidade e humildade a tarefa que a Providência nos destinou. Antes de tudo, para os pais de família, para que saibam sempre apreciar a beleza de uma vida simples e laboriosa, cultivando com solicitude o relacionamento conjugal e cumprindo com entusiasmo a grande e difícil missão educativa.
Preces:
A – Irmãos e irmãs, elevemos a Deus as nossas preces, cheios de confiança e amor filial, nesse dia em que celebramos o dia dos pais e respondamos:
Todos – Pai nosso, que estais nos céus, atendei-nos.
Mãe – Por nossos esposos, para que, fiéis a eles, saibamos reconhecer sua dedicação, amor e serviço, rezemos ao Senhor.
Filho – Pelos nossos pais, para que sejam por vós abençoados, rezemos ao Senhor.
Filha – Por todos os pais viúvos, empobrecidos, desempregados, abandonados e por aqueles que estão doentes, rezemos ao Senhor.
Pai – Para que aprendamos a reconhecer em cada rosto de pai, especialmente nos marcados pelo sofrimento, a face de Deus Pai, rezemos.
Mãe – Pelos pais falecidos, para que Deus lhes conceda a Paz eterna, rezemos ao Senhor.
A(Conclusão espontânea.)
(Pai Nosso, Ave Maria e Glória.)
Canto
1.     Vinde, alegres cantemos. A Deus demos louvor. São José exaltemos sempre com mais fervor.
Refrão-  São José, a vós nosso amor, sede o nosso bom protetor. Aumentai o nosso fervor.
2.     Vossa grande valia, venha nos socorrer. Com Jesus e Maria, Ó, possamos morrer.
3.     Da família padroeiro aclamado com fé. Vosso povo inteiro, vem a vós, São José.
4.     Homem justo de muita luz, de família exemplar, com Maria e com Jesus, protegei nosso lar.
Bênção especial aos pais
A – Pais, que Deus vos conserve no amor para que a paz de Cristo habite em vós e permaneça sempre nos vossos lares.
Todos – Amém!
A – Sede no mundo um sinal do amor de Deus, educai vossos filhos no amor e na partilha para que o mundo seja justo e fraterno.
Todos – Amém!
A – Deus, que derramou em vosso corações o seu amor vos encha de alegria, saúde e paz, agora e sempre.
Todos – Amém!
A – E a todos nós aqui reunidos, para homenagear e rezar pelos pais, abençoe-nos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Todos – Amém!
A – Em nome do Senhor Jesus, filho de José, o homem bom, e de Maria, nossa Mãe, vamos nos saudar com o abraço da paz.
Todos – Graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário