sábado, 19 de julho de 2014

CELEBRAÇÃO PARA O DIA DOS AVÓS - HF 2014



Dia de Sant’Ana e São Joaquim
AHoje, 26 de julho, é o Dia dos Avós, porque é o dia de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Vamos como Igreja, celebrar com alegria a vida de todos os avós, cantando.
Canto  -
A – Em nome  do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T Amém!
A – Na festa de Sant’Ana e São Joaquim, o Papa Francisco, no ângelus (Rio de Janeiro), nos disse “Na casa deles veio ao mundo Maria, trazendo consigo aquele mistério extraordinário da Imaculada Conceição; na casa deles, cresceu, acompanhada pelo seu amor e pela sua fé; na casa deles, aprendeu a escutar o Senhor e seguir a sua vontade. São Joaquim e Sant’Ana fazem parte de uma longa corrente que transmitiu a fé e o amor a Deus, no calor da família, até Maria, que acolheu em seu seio o Filho de Deus e o ofereceu ao mundo, ofereceu-o a nós. Vemos aqui o valor precioso da família como lugar privilegiado para transmitir a fé!”
     Por isso olhando os preciosos exemplos desses santos avós São Joaquim e Sant’Ana, damos graças a Deus pela vida dos nossos avós.
Todos – Bendito seja Deus Pai em Jesus Cristo na força do Espírito Santo, pelos nossos avós.
Oremos
- Trindade Santa, celebramos hoje a festa dos avós, que tem uma importância sem igual para a nossa família; eles nos comunicaram o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para toda a nossa vida. Pedimos hoje saúde, coragem e fortaleza para os nossos avós como forma de gratidão e compromisso para com eles. Por Cristo, nosso Senhor.
T Amém!
Palavra de Deus – 2Tm 1, 3-6
     Agradeço a Deus, a quem sirvo com consciência limpa como os meus pais antepassados, enquanto me recordo sempre de você em minhas orações, noite e dia. Quando me lembro das lágrimas que você derramou, sinto grande desejo de revê-lo e, assim, transbordar de alegria. Lembro-me da fé sincera que há em você, a mesma que havia antes na sua avó Lóide, depois em sua mãe Eunice e que agora, estou convencido, também há em você. Por esse motivo, o convido a reavivar o dom de Deus que está em você pela imposição de minhas mãos.
Reflexão
Como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família. O Documento de Aparecida (DA, 447) nos recorda: “Crianças e anciãos constroem o futuro dos povos; as crianças porque levarão adiante a história, os anciãos porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas”. Esta relação, este diálogo entre as gerações, é um tesouro que deve ser conservado e alimentado!
Momento da partilha
- Nesse momento cada neto ou algum parente poderia falar o nome dos seus avós e elevar a Deus uma ação de graças pela vida e testemunho deles, relembrando fatos de fé em que os avós foram presença e testemunho.
      Agradeço a Deus pelo meu(minha) avô(avó) porque ele(a) ...
Oremos
     Deus de bondade: Pai, Filho e Espírito Santo, nós te agradecemos por nos teres dado nossos queridos avós. Obrigado, Senhor, por suas histórias bonitas, palavras amigas, conselhos, carinho e amor por nós. Nós agradecemos pelo ombro amigo, pela cumplicidade com nossas brincadeiras, por seus passos ao ritmo dos nossos, pelo colo macio e o olhar sereno, cheio de bondade. Nós te pedimos para estas pessoas, a quem tanto amamos, muita saúde, paz e alegria. Pedimos para elas a graça de serem fiéis em cumpri a vontade de Deus, na alegria e nos sofrimentos, como o foram Joaquim e Ana. Nós te pedimos, Senhor, que os abençoe com a mesma ternura com que nos abençoam.
Todos – Amém!
Bênção
- Louvado seja Deus pelos nossos avós. Senhor, guarde e proteja essas pessoas tão especiais para nós. E concedei a eles e a nós saúde, fortaleza e coragem. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos – Amém!
(Abraço da paz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário