quinta-feira, 17 de julho de 2014

CELEBRAÇÃO DE BODAS: ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - HF 2014



AIrmãos e irmãs, aqui nos reunimos para celebrar o aniversário de (bodas) de casamento de ......... e ......... que desejam continuar sendo o santuário da vida no dia que disseram sim, a partir do sacramento do matrimônio. Por essa razão, queremos colocar, mais uma vez, nas mãos de Deus, a vida desse casal, juntamente com sua família (filhos, netos, parentes). Em ação de graças pelo amor de Deus, que gerou esse casal, iniciemos este momento feliz, cantando.....
Canto  -
A – Damos graças a Deus pela aliança matrimonial pela qual ......... e ......... renovam diante da Igreja o vínculo indissolúvel de comunidade íntima de vida e de amor. Invoquemos a Trindade Santa, em nome  do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T Amém!
Agradecimento
A – Louvando a Deus pelas bodas de ........... e .........
     Por isso olhando os preciosos exemplos desses santos avós São Joaquim e Sant’Ana, damos graças a Deus pela vida dos nossos avós.
Casal – Senhor, no dom do fruto de nossa união conjugal assumimos a responsabilidade do crescimento e da educação de nossos filhos, como colaboradores de Deus na preservação da criação e no desenvolvimento da família humana. Nós Vos agradecemos pela missão de sermos presença e testemunha cristãs para nossos filhos.
T – Louvado seja Deus Pai por esta família!
Filhos – Damos graças especial aos nossos pais e avós, de quem recebemos o dom da fé, a graça do Batismo e a vida na Igreja.
T – Bendito sejais Cristo Jesus por esse casal!
Pais e filhos – Espírito santificado, nós Vos agradecemos por nos capacitar a viver cada dia com coragem a nossa vocação de pequena Igreja, que necessita ser contínua e intensamente evangelizada para ser no mundo discípula missionária.
T – Obrigado, Espírito Santo de Deus, pelos filhos dessa família!
C – Proclamação do Evangelho segundo São João – Jo 15, 12-17
     O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, como eu amei vocês. Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos. Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando. Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai. Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. O que eu mando é isto: amem-se uns aos outros.
Renovação do compromisso
C – Neste aniversário de bodas, reavivemos o momento em que ........ e ........., foram chamados a ser um sinal do amor de Cristo pela Igreja, de forma que passaram a  ser testemunhas da presença de Deus e do Seu amor por cada um dos seres humanos.
O Casal diz – Senhor nosso Deus, tendo já experimentado a vossa graça em nossa união conjugal, renovamos o nosso amor e prometemos, com o auxílio do Espírito Santo, continuar valorizando a família como lugar privilegiado da vida e do amor.
C – Que o Senhor vos guarde com generosidade e confirme o vosso amor. Que Ele conserve o vosso lar na abundância do amor e da reconciliação. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Por Cristo nosso Senhor.
T Amém!
(Na presença do diácono ou sacerdote, colocar as alianças nas mãos dos filhos ou parentes próximos do casal e as alianças serão abençoadas com água benta. Se for um(a) leigo(a) apenas faz a oração)
Bênção das alianças
     Senhor, aqui estão as alianças dos Vossos filhos .......... e ......... Elas são sinais da Tua fidelidade do amor celebrado, durante estes 25 (ou 50) anos de vida matrimonial. Vos pedimos que abençoeis essas alianças, para que elas continuem sendo um sinal visível para todos do amor como dom de entrega e doação. Que essas alianças lhes recordem que vale a pena amar e viver um para o outro e ambos alicerçados em Deus. Por Cristo Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo.
T Amém!
Entrega das alianças
Esposo – ............... renovo a alegria na mútua comunhão e os meus compromissos de esposo. Receba novamente esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T Amém!
Esposa – ............... renovo a alegria da entrega na mútua comunhão e os meus compromissos de esposa. Receba novamente esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T Amém!
Filhos ou parentes – Glória seja dada ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, pelos 25/50 anos de casamento de .............. e ............
T Amém!
C – Rezemos unidos a oração da família de Deus. Pai nosso ...

Oremos
Ó Deus, nós Vos suplicamos que envieis a Vossa graça, sem cessar, sobre este casal, até que participem um dia no convívio do céu, após uma longa e feliz vida aqui na terra. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos – Amém!
(Sugestões de leituras: João 15, 13-16 / Colossenses 3, 12-21 / 1 Tessalonicenses 2, 10-13 / Filipenses 6, 1-4 / Malaquias 2, 14-16))
Bênção aos cônjuges
C – Que Deus todo poderoso vos (nos) conceda alegria e dom sincero de coração!
T Amém!
C – O Filho unigênito de Deus, com a sua misericórdia, esteja ao vosso (nosso) lado na alegria e na tristeza.
T Amém!
C – O Espírito Santo derrame, sem cessar, os dons do amor, da perseverança e da caridade em vossos corações!
T Amém!
C – E a todos vós aqui reunidos, pela intercessão amorosa de Nossa Senhora, nossa Mãe, abençoe-vos (nos) em nome de Deus todo poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo.
T Amém!

2 comentários: