sexta-feira, 9 de agosto de 2013

CELEBRAÇÃO PARA BODAS MATRIMONIAIS

(25 e 50 anos)
     Comentarista – Hoje celebramos esta comunhão de amor, comemorando os 25 (ou 50) anos de vida matrimonial de N. e N. Que Deus aceito nosso agradecimento pela vida matrimonial deste casal e de toda a sua família, atenda nosso pedido de que a fé cristã transmitida e alicerçada nesta Igreja doméstica seja vivida e conservada por todos, especialmente pelo casal N. e N. Com alegria, iniciemos nossa celebração.
Canto de abertura
     Celebrante – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
     Todos Amém.
     Celebrante – Sejam todos bem-vindos! O Deus que quis nascer de uma família, que nos cumula de toda graça, em nossa fé, esteja conosco.
     Todos Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo!
RECORDAÇÃO DA VIDA
     Comentarista – Vamos relembrar alguns fatos da vida do casal N. e N. (ou dos filhos e parentes). E dizê-los espontaneamente para agradecermos a Deus as bodas de prata (ou de ouro) de N. e N. A cada fato responderemos:
     Todos Bendito seja o Senhor nosso Deus.
MOMENTO DE AGRADECIMENTO
     Esposo – Bendito sejais Senhor, nosso Pai, pela N. que me destes por esposa (e mãe de nossos filhos).
     Todos Bendito seja Deus para sempre.
     Esposa – Bendito sejais,  Senhor Jesus, pelo N. que me destes por esposo (e pai de nossos filhos).
     Todos Bendito seja Deus para sempre.
     Filhos – Bendito sejais,  Deus Espírito Santo, pelos meus (nossos) pais, N. e N.
     Todos Bendito seja Deus para sempre.
     Casal – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
     Todos Como era no principio agora e sempre. – Amém.
     Celebrante – Deus eterno e todo-poderoso, abençoai o casal N. e N. (e seus filhos) e auxiliai-nos com Vosso amor, para que consigamos vivenciar, transmitir e conservar a fé cristã em nossa família e em nossa comunidade. Por Cristo, Nosso Senhor.
     Todos Amém.
PROCLAMAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
     Comentarista – Ouçamos com atenção a Palavra de Deus.
     Leitor 1 – Carta aos Efésios, capítulo 5, versículo 21 até capítulo 6, versículo 4 (Ef 5, 21-6,4).
MOMENTO DE SILÊNCIO
Reflexão da Palavra de Deus
     Leitor 1 – A família é a nossa primeira comunidade. Nela, qual Igreja doméstica, termos a missão de vivenciar, transmitir e conservar a fé.
     Leitor 2 – Hoje nossa família está em festa. Temos a alegria de celebrar as Bodas de (prata ou Ouro) do casal N. e N. Bendito seja Deus pelo seu projeto de amor na vida desta família.
     Leitor 1 – O fundamento da vida doméstica é a vida nova em Cristo. Pela fé que professamos, o próprio Filho de Deus é o referencial para toda relação entre as pessoas.
     Leitor 2 – Todos os batizados são chamados a imitá-lo. Somos convidados a tornar-nos semelhantes a Ele em nosso coração e em nossas atitudes.
     Leitor 1 – E isso deve começar dentro de casa, no convívio familiar. A maneira como devemos fazer é o apóstolo São Paulo quem nos ensina no texto que acabamos de ouvir.
     Leitor 2 – Ninguém se deve considerar superior ao outro. Quem quiser ser o maior, seja o servo de todos. Este é um modo concreto de conservar a fé que professamos.
     Leitor 1 – Para nos dar o exemplo, Cristo serviu à Igreja e deu a sua vida por ela, para que, assim também o esposo dê a sua vida pela esposa; e a esposa dê a sua vida elo esposo. Amor, respeito e fidelidade são valores fundamentais na relação conjugal.
     Leitor 2 – Da mesma maneira deve acontecer na relação conjugal, entre pais e filhos e entre irmãos.
     Leitor 1 – A lei do amor e da gratuidade colabora para a realização humana e cristã de todos os membros da família.
     Leitor 2 – Além disso, forma pessoas capazes de construir uma sociedade melhor.
     Leitor 1 – Na relação de amor com Deus e entre si, os membros da família trilham o caminho que os leva à santidade. Deus, fonte de toda Santidade, comunica-se àqueles que Dele se aproximam.
     Leitor 2 – Busquemo-la, confiantes no Senhor, e deixemos a sua graça nos remodelar, para sermos santos como Ele é Santo. Assim conservaremos a fé que transmitimos em nosso lar e daremos um novo vigor e beleza à vida.
(Nesse momento o casal recebe dos filhos as alianças. O(a) filho(a) mais velho(a) coloca a aliança na mão do pai e o(a) mais novo(a) na mão da mãe)
      Celebrante – Unidos e confiantes, rezemos a nosso Pai e saudemos nossa Mãe: Pai nosso....  Ave Maria ....
ORAÇÃO FINAL
(O casal com as duas mãos dadas, um de frente ao outro, rezando)
     Por ocasião do aniversário de 25 anos de Matrimônio:
     Casal – Ó Deus, que nos unistes pelo laço indissolúvel do matrimônio e conservastes as nossas vidas nos sofrimentos e nas alegrias, aumentai e purificai o nosso amor, para que possamos alegrar-nos (com nossos filhos) por nossa mútua santificação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
     Por ocasião do aniversário de 50 anos de Matrimônio:
     Casal – Pai todo poderoso, olhai com bondade para nós (e para os filhos que geraremos para a vida da fé), nós Vos agradecemos pelo bem que praticamos ao longo dos anos vividos. E, como nos confirmastes, em admirável sacramento, as primícias do amor, abençoai os dons dos anos vividos e concedei-nos perseverança na fé, saúde e a constante alegria na familia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
     Todos Amém.
     (A família do casal jubilando sauda-se com beijo fraterno da paz e depois a comunidade)
ABRAÇO DA PAZ
     Celebrante – Como família de Deus saudemo-nos com um gesto fraterno de paz.
Canto
BÊNÇÃO FINAL
     Celebrante – Por intercessão de Nossa Senhora e São José, o Senhor nos abençoe, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
     Todos Amém.
     (O casal pode beijar-se e a comunidade o saúda com salvas de palmas)
Canto de despedida
Oração pela Família (Pe. Zezinho)
     (Após a celebração a comunidade é convidada a organizar uma confraternização)

Nenhum comentário:

Postar um comentário