segunda-feira, 14 de julho de 2014

7º Encontro - DESAFIOS DA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ NA FAMÍLIA PELA COMUNHÃO - HF 2014



Oração Inicial
Acolhida
AA vida espiritual dos membros da família é comprometida entre eles: um é responsável pela espiritualidade cristã do outro. Como diz o ditado popular “Ninguém vai ao céu sozinho(a)”. Que o Deus da paz, fonte de todo bem, seja para nós, nesse encontro, a razão de nossa vida e ação. Vamos participar com todo o coração deste nosso último encontro, procurando viver na família uma espiritualidade de comunhão.
Canto
MEMÓRIA
Apontar uma dificuldade e duas alegrias experienciadas na vida espiritual na família.
Deus nos fala – Jo 2, 11-12
      Foi assim, em Caná da Galiléia, que Jesus começou seus sinais.  Ele manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram nele. Depois disso, Jesus desceu para Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos.  E aí ficaram apenas alguns dias.
Refletir a Palavra
     Foi na família que Jesus “manifestou a sua glória”, plenificando a fé, a esperança e o amor, fazendo da família o lugar da “íntima comunidade de vida e de amor” (GS, 48).É lá que Jesus “desce”, quer dizer, santifica-a como imagem da Trindade. Nela nosso Senhor “fica apenas alguns dias (permanece)” nos indicando a família como lugar seguro e adequado para nossas realizações e aspirações que não se fecham em si, mas nos impulsionam como discípulos missionários, motivados e orientados pela espiritualidade cristã em restabelecer os valores cristãos na pessoa, na família e na sociedade.
A Igreja nos ensina
AA espiritualidade cristã na família é uma espiritualidade de comunhão entre si e com todos, em especial com aqueles que sofrem. A Igreja reza pela família cristã e educa-a para viver em generosa coerência com o dom e o dever sacerdotal recebido de Cristo, Sumo Sacerdote, e motiva-a na prática da espiritualidade de comunhão, à semelhança da Trindade Santa.
Todos – É bom agradecer ao Senhor e tocar para o Teu nome, ó Altíssimo; anunciar pela manhã o Teu amor e Tua fidelidade pela noite  (Sl (91,2-3)
Leitor 1 – Na realidade, o sacerdócio batismal dos fiéis, vivido no matrimônio sacramento, constitui para a família o fundamento de uma vocação e de uma missão sacerdotal, pela qual os acontecimentos da vida e até a própria existência se transformam num sacrifício espiritual agradável a Deus por meio de Jesus Cristo: é o que acontece com a nossa vida espiritual, no diálogo orante com o Pai por Jesus Cristo no Espírito Santo, que nos impulsiona à abertura e atenção as necessidades dos mais pobres e sofridos.
Todos – Como são grandes Tuas obras, Senhor, e Teus projetos, como são profundos! O imbecil não os compreende, o idiota não entende nada disso.  (Sl (91,6-7)
Leitor 2 – A vida espiritual na família tem características próprias. É uma prática feita em comum, marido e mulher, pais e filhos juntos. A comunhão na oração é, ao mesmo tempo, fruto e exigência daquela comunhão comprometida por um mundo justo e fraterno, motivada pelos sacramentos do batismo e do matrimônio.
Todos – Ainda que os injustos brotem como erva, e todos os malfeitores floresçam, eles serão destruídos para sempre. Porém Tu, Senhor, Tu és elevado para sempre! (Sl (91, 8-9)
Leitor 3 – Foi promessa de Jesus estar presente onde dois ou três estiverem reunidos em seu nome. Dessa forma, Jesus acompanha a prática espiritual na família que tem como conteúdo original a própria vida familiar que, em todas as suas diversas fases, é interpretada como vocação e resposta filial ao apelo de Deus. Alegrias e dores, esperanças e tristezas, nascimento e festas de anos, aniversários de núpcias dos pais, partidas, ausências e regressos, escolhas importantes e decisivas, a morte de pessoas queridas e outras.
Todos – Eis que teus inimigos perecem, e os malfeitores todos se dispersam. (Sl (91,10)
Leitor 1 – A intervenção do amor de Deus nos acontecimentos na família, marca o momento favorável para a ação de graças, para o serviço e renovação da confiança para o abandono confiante da família ao Pai comum que está nos céus.
Todos – Tu me dás o vigor de um touro e me unges com óleo novo. Meu olho vê aqueles que me espreitam, meus ouvidos escutam os malfeitores. (Sl (91, 11-12
Leitor 2 – Elemento fundamental e insubstituível da educação para a espiritualidade cristã dos filhos é o exemplo concreto, o testemunho vivo dos pais. Só rezando e servindo em conjunto com os filhos, o pai e a mãe, enquanto cumprem o próprio sacerdócio real, entram na profundidade do coração dos filhos, deixando marcas que os acontecimentos futuros da vida não conseguirão fazer desaparecer.
Todos – O justo brota como palmeira, cresce como cedro do Líbano: plantado na casa do Senhor, brota nos átrios do nosso Deus.  (Sl (91, 13-14)
Pais e filhos – Uma finalidade importante da espiritualidade cristã na Igreja doméstica é a de constituir, para os filhos, a introdução natural à oração litúrgica e o serviço fraterno próprios da Igreja, no sentido de uma preparação para essas práticas, e de alargar ao âmbito da vida pessoal, familiar e social.
Todos – Daqui a necessidade de uma participação constante e fiel de todos os membros da família cristã na Eucaristia, sobretudo na dominical e festiva, e nos outros sacramentos, em particular, nos da iniciação cristã dos filhos.
A – A espiritualidade de comunhão na família é a “resposta” à iniciativa amorosa do Senhor, ao seu reconhecimento ao plano de Deus para a pessoa humana, e à sua generosa cooperação com o desígnio que Deus tem para com a família. Uma “resposta” que abre as portas da casa para a prática solidária na comunhão/serviço a outras famílias.
Prática espiritual em casa – Leitura Orante
- Antes de dormir ou acordar, no café da manhã ou jantar, por semana/dia, um dos cônjuges se torna responsável para ler e rezar o salmo (22) ou mesmo o Evangelho do dia.
     Na hora da refeição, a cada semana, um membro da família assume o encargo de ler o Evangelho do dia e rezar a oração antes das refeições, além de fazer um ato fraterno e solidário para com uma instituição ou pessoa.
O MAGISTÉRIO NOS ORIENTA
     Um olhar especial merece a família, patrimônio da humanidade, lugar e escola de comunhão, primeiro local para a iniciação à vida cristã das crianças, no seio da qual os pais são os primeiros catequistas. Tamanha é sua importância que precisa ser considerada um dos eixos transversais de toda a ação evangelizadora e, portanto, respaldada por uma Pastoral Familiar intensa, vigorosa e frutuosa. A Pastoral Familiar poderá contribuir para que a Família seja, de fato, lugar de realização humana, de santificação na experiência de paternidade, maternidade e filiação, e de educação contínua e permanente da fé. (DGAE, 108)
SANTIDADE EM FAMÍLIA
John Billings (1918-2007) e Evelyn Billings (1918-2013)
     O casal de cientistas católicos Dr. John e Evelyn Billings colocou suas vidas a serviço do matrimônio e da família. Eles se conheceram na Universidade de Melbourne na Austrália. Desde o tempo de noivado alimentavam o sonho de constituir uma família numerosa. Casaram-se no ano de 1943 e tiveram nove filhos, sendo um adotivo. A Dra. Evelyn, por ser mãe, preferiu e pôde não exercer a medicina em tempo integral, para dedicar-se aos seus filhos pequenos; reservando apenas uma tarde por semana para atender no Hospital de sua cidade. Dra. Evelyn compreendeu a verdade de que existe um tempo para cada coisa. (Ecl, 3)
     As pessoas que viviam mais próximas do casal Billings procuravam imitá-lo no matrimônio, pois viam neles um casal unido e feliz.
     Nos anos 50 o casal Billings foi convidado a pesquisar sobre a fertilidade humana, para ajudar os casais a administrá-la de forma natural. Então surgiu o Método de Ovulação Billings, que tem 99% de segurança para espaçar a gestação. Eles ensinaram este Método em mais de 100 países. No ano 2000, o próprio Dr. John reconheceu que este método tratava-se de uma intervenção da Divina Providência para o matrimônio e a família.
     Eles ajudaram os casais a acolherem a fertilidade como sendo um presente de Deus. O trabalho deste casal ajudou muitos maridos a descobrirem o quanto eles são capazes de oferecer proteção e cuidado para a esposa, quando assumem o Método de Ovulação Billings para a vida conjugal – pois afastam da esposa os riscos de danos causados pela contracepção e a esterilização cirúrgica.
    O casal Billings participava, diariamente da Santa Missa e oferecia suas orações pelas famílias atingidas pela cultura da morte. Os Billings estavam entre 40 membros fundadores nomeados pelo Papa João Paulo II para a Academia Pontifícia para a Vida, em 1994. Em abril de 2012 foi iniciado o processo de beatificação de John Billings.
PARTILHAR
- O que poderia ser feito para desenvolvermos mais e melhor uma espiritualidade de comunhão em nossa família? Podemos começar fazendo o quê?
ORAÇÃO
    Deus de misericórdia, a família que pratica a espiritualidade cristã como Igreja doméstica conserva a comunhão de fé e vive a alegria e fraternidade. Jesus bondoso, dai-nos a graça de vivermos sempre com fé e simplicidade, como a santa Família de Nazaré. Espírito Santo, que a alegria, o dom do serviço e a paz do Senhor estejam sempre conosco . Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário