sábado, 31 de agosto de 2013

CASAL CRISTÃO DESPERTANDO PARA A FÉ: SEDE SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO!



Acontecerá de 30 de agosto a 1º de setembro de 2013, no Convento de São Sebastião, Parnaíba/PI, 25º Encontro de Casais com Cristo da Paróquia de São Sebastião, em Parnaíba/PI. O tema será “Casa cristão despertando para a fé” e o lema “Seja sal da terra e luz do mundo”. Essa temática vai de encontro ao tema da Semana Nacional da Família celebrado há pouco, de 11 a 17 de agosto, cujo tema foi “Transmissão e educação cristã na família”.

O papel da família como transmissora dos valores religiosos, sobretudo dos pais, foi algo sempre estimulado pela Palavra de Deus, como se depreende já no AT: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares ( Dt 6, 5-7).  Também  no NT se encontram testemunhos belíssimos de como a fé pode ser um dom transmitido em família, como recorda São Paulo a Timóteo: “Dou graças a Deus, a quem sirvo com pureza de consciência, tal como aprendi de meus pais, e me lembro de ti sem cessar nas minhas orações, de noite e de dia. Quando me vêm ao pensamento as tuas lágrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria.  Conservo a lembrança daquela tua fé tão sincera, que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe Eunice e que, não tenho a menor dúvida, habita em ti também. Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos ( 2 Tm 1,3-6).

Por tudo isso, só podemos nos alegrar pela escolha tão acertada do tema, e cremos que a sua reflexão poderá despertar e fortalecer a fé dos casais participantes. Fé essa que “...é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem ( Hb 11,1).

É importante sempre recordar que a fé é necessária para nossa amizade com Deus, pois “sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que recompensa os que o buscam (Hb11:6).

Só assim: acolhendo a fé, renovando-a e transmitindo aos seus, as famílias se tornam “sal da terra e luz do mundo”! ( Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo...Mt 5, 13.14)!



Frei Francisco Antonio F. de Souza                           OFMcap ( Frei Santos)

                                                            Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário