sábado, 10 de agosto de 2013

CELEBRAÇÃO PARA OS AVÓS


(Pode-se preparar o ambiente com a Palavra de Deus, velas, flores e a imagem de Santa Ana e São Joaquim e fotos dos avós)
     Acolhida – Irmãos e irmãs, celebrar a vida é motivo de louvor a deus. Hoje queremos celebrar a vida de forma especial de nossos avós. Nas famílias, os avós são testemunhas dos valores fundamentais da vida. Ser avó e avô é uma dádiva de Deus, pois hoje o ser humano vive uma vida desenfreada e desordenada que o desvia do verdadeiro sentido da vida, do matrimônio e da família. E. para chegar a ser avô ou avó é necessário cultivar a família, ajuda-la a gerar novas vidas e crer no Plano de amor que Deus traçou para todos nós.
     Iniciemos com alegria nossa oração, cantando.
     Sinal da cruz
     Dirigente – Deus de poder e misericórdia, o papel educativo e o testemunho de fé dos avós é muito importante e torna-se ainda mais quando, por várias razões, os pais não conseguem dedicar um tempo adequado para seus filhos. Acolhei bondosamente nossa oração pelos nossos avós, dai-lhes a graça de uma vida cheia de bênçãos, compreensão, tolerância, saúde e felicidade. Por Cristo, Nosso Senhor. – Amém.
Dirigente – Entre muitas comemorações do mês de julho, celebramos, no dia 26, São Joaquim e Sant’Ana, os santos padroeiros dos avós. Eles foram os pais de Maria Santíssima e os avós de Jesus Cristo.
Todos Bendito seja Deus, que abençoa a nossa família.
(Cada um recorde os seus vós e partilhe um fato importante no convívio com eles)
PALAVRA DE DEUS Eclo 44, 1. 10-15
     Leitor 1 – Nossos avós são nossa memória e riqueza das famílias. Devemos descobrir neles e em suas experiências de vida todo o aprendizado que acumularam. Que pena seria se nós ignorássemos tudo isso e deixássemos perder todo este tesouro de vida.
     Leitor 2 – O Papa João Paulo II, dirigindo-se aos idosos em audiência pública de 23 de março de 1984, disse: “Não seja pego pela atração da solidão interior. Apesar da complexidade de seus problemas, as forças gradualmente a enfraquecer e apesar das insuficiências das organizações sociais, os atrasos da legislação oficial, incompreensões de uma sociedade egoísta, você não está e não deve se sentir à margem da vida da Igreja, como elemento passivo em um mundo em movimento excessivo, mas sujeito ativo de uma espiritualidade fecunda dentro da existência humana. Você ainda tem uma missão a cumprir e uma contribuição a dar”.
Todos Bendito seja Deus, pelos nossos queridos Avós.

     Leitor 1 – No documento “Dignidade e Missão dos Idosos na Igreja e no Mundo”, emitido pelo Pontifício Conselho para os Leigos, datado de outubro de 1998, explicita-se muito bem que “a comunidade eclesial é chamada a responder a uma maior participação dos idosos”. O documento enumera algumas dessas participações: a atividade caritativa; uma vida de apostolado, principalmente na catequese e no testemunho de vida cristã; nos diversos movimentos eclesiais e na vida da comunidade paroquial. E também na Liturgia, onde contribuem efetivamente para uma sadia manutenção de muitos lugares de culto .Não se pode esquecer a dimensão da oração e da contemplação, em que os idosos dão excelente testemunho na vida da Igreja.
     Leitor 2 – Em 1980 João Paulo II, destacou que “as pessoas mais velhas, por sua sabedoria e experiência, fruto de uma vida, entram numa fase de extraordinária graça, abrindo-lhes novas oportunidades de oração e de união com Deus. Novas virtudes espirituais são concedidas que os disponham a pô-los a serviço dos outros, tornando sua vida uma oferta ao Senhor e fervoroso doador de vida”.
CONVITE AO LOUVOR
    Louvemos a Deus pela vida de nossos avós.
    Louvemos a Deus pela vida de nossos pais.
    Louvemos a Deus por nossas vidas.
    Louvemos por todos que de uma forma ou outra colaboraram em nossa educação.
     (Louvores espontâneos)
PAI NOSSO
Abraços da Paz
ORAÇÃO DE BÊNÇÃO
     Pai de amor e ternura, abençoai nossos avós, famílias, netos para que permaneçam no amor e na união. Por Cristo, Nosso Senhor.
     Todos Amém.
CANTO FINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário