quarta-feira, 21 de agosto de 2013

'NÃO É POSSÍVEL TER PAZ SEM DIÁLOGO', DIZ FRANCISCO


     CIDADE DO VATICANO, 21 AGO (ANSA) - O papa Francisco declarou hoje, dia 21, que "não é possível ter paz sem diálogo" e que "é o diálogo que faz a paz". Discursando para mais de 200 jovens e 15 professores da Seibu Gauken Bunri Junior High School de Tóquio - escola secundária japonesa que todos os anos em agosto organiza uma visita em Roma e participa da audiência geral do Pontífice - Francisco explicou que "todas as guerras, todas as lutas, todos os problemas que não se resolvem e que avançam são provocados pela falta de diálogo".      
    "Quando há um problema, dialoguem. Aquilo faz a paz", ressaltou o Papa, salientando a importância do diálogo entre culturas e da "moderação". "A capacidade de fazer perguntas inteligentes: porque você pensa assim? Porque essa cultura faz assim? Escutar os outros falar. Antes escutar e depois falar. Essa é a moderação. Se você não pensa como eu e se você pensa de forma diferente, não me convence, mas somos amigos da mesma forma. Eu ouvi como você pensa, você ouviu como eu penso", afirmou Francisco.   
     O Pontífice disse aos estudantes japoneses que "conhecer outras culturas, outras pessoas faz sempre muito bem". "Se permanecemos isolados temos somente aquilo que já temos, não podemos crescer culturalmente. Ao contrário, se encontramos outras pessoas e outras culturas, outras formas de pensar, outras religiões, saímos de nós mesmos e começamos aquela aventura muito bonita que se chama diálogo", explicou Francisco. No final da cerimônia, o Papa convidou todos os jovens a cumprimentá-lo pessoalmente, um por vez, surpreendendo todos os presentes. Ele brincou com uma jovem japonesa, que o cumprimentou em italiano, dizendo "muito obrigado! Mas você nasceu em Nápoles? Fala tão bem a língua italiana". (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário