quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PAI E MÃE, PRIMEIROS E AUTÊNTICOS TRANSMISSORES DA FÉ



Oração Inicial
CantoOlhando a Sagrada Família, Jesus, Maria e José,/ saibamos fazer a partilha dos gestos de amor e de fé.
Maria, mãe santa e esposa exemplar;/  José, pai zeloso voltado a seu lar;/ Jesus, filho amado em missão de salvar;/ caminhos distintos, num só caminhar.
Maria do sim e do amor doação;/ José, operário a serviço do pão;/ Jesus ocupado com sua missão;/ três vidas distintas, num só coração.
Se todas as mães, em Maria, se acharem;/ e todos os pais, em José se espelharem;/ se todos os filhos, em Cristo se olharem,/ serão mais família, quanto mais se amarem.

Palavra de Deus – At 16, 29-34
     Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. Conduzindo-os para fora, perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” Paulo e Silas responderam: “Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, como também todos os de tua casa”. Então, Paulo e Silas anunciaram a palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa. Na mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para  lavar as feridas causadas pelos açoites. E, imediatamente, foi batizado, junto com todos os seus familiares. Depois, fez Paulo e Silas subirem até sua casa, preparou-lhes um jantar e, com toda a casa, fizeram festa porque passaram a crer em Deus.
COMENTÁRIO BÍBLICO
     São Lucas descreve com vivacidade e euforia a libertação de Paulo e Silas da prisão (cf. At, 16, 26-28). O terremoto é teofania, manifestação da divindade em ação libertando os presos e oprimidos. Porém, o que São Lucas quer realmente ressaltar é o efeito que a abertura das portas da prisão produz: a conversão, a libertação da família do carcereiro.
     A primeira reação do carcereiro é ainda de um pagão diante de um prodígio: o respeito e a escuta desses homens que devem estar protegidos por uma divindade que quer, através deles, transmitir-me uma mensagem. No entanto, a pergunta “... que devo fazer para ser salvo?” vai possibilitar toda a transformação. Depois de ouvir Paulo e Silas, o carcereiro crê e inicia-se todo um processo que revela a conversão: leva Paulo e Silas para sua casa, lava as feridas causadas pelos açoites, é batizado bem como toda a família, e ainda festeja com um banquete este acontecimento.
     Podemos dizer que aqui se abriram não apenas as portas da prisão, mas várias outras: a porta da consciência, a porta do coração, a porta do perdão e reconciliação, a porta da casa (que para São Lucas é onde acontece a salvação), a porta da despensa e outras. Onde permitimos que Deus atue, a salvação acontece!
REFLEXÃO
Dirigente (Pai) – Para a realização e salvação da pessoa humana, Deus deseja que todos os seres humanos conheçam e assumam o seu plano de amor, revelado e realizado em Cristo (cf 1Tm 1, 15-16). Pois, tendo Ele falado de muitas formas aos nossos pais (cf Hb 1,1; todo o AT), nos falou de modo pleno e definitivo em e por Jesus Cristo (cf Hb 1, 2-4) Verbo Encarnado, especialmente pelo mistério pascal de sua morte, ressurreição, ascensão e glorificação.
Todos – Feliz quem teme o Senhor e segue seus caminhos.
Leitor 1 – Em Jesus Cristo a revelação do mistério de Deus foi perfeita e definitiva. Porque só Ele é o Caminho que orienta e conduz o dia a dia de nossa vida e família, a Verdade que nos liberta dos erros e contradições nas decisões e opções. Jesus é a Vida plena e abundante que satisfaz o ser humano em todos os seus desejos e necessidades (Jo 14,6).
TodosFeliz quem teme o Senhor e segue seus caminhos.
Leitor 2 – Este feliz anúncio foi entregue à Igreja (cf. Mt 28,19), que é assistida sempre pelo Espírito Santo para levar, de modo verdadeiro e perfeito, a salvação de Deus a todas as pessoas de todos os tempos e culturas. Os Apóstolos assim o entenderam e realizaram (cf. At 1-5) a Igreja, povo de Deus, não deixou, nem nunca deixará, de anunciar e proporcionar meios e recursos para que o anúncio do Evangelho se realize, sobretudo pelo ministério do Papa e dos Bispos, como principais responsáveis. Desta responsabilidade participam também todos os fiéis cristãos, em especial os membros da família, em virtude da missão profética que receberam de Cristo no batismo.
TodosFeliz quem teme o Senhor e segue seus caminhos.
 Leitor 3 – A família cristã, Igreja doméstica – pai, mãe e filhos – participa desta missão. Enquanto a família é fonte de vida, ela é também a primeira e principal responsável pela transmissão do mistério do Deus Salvador aos filhos. A família é o lugar adequado e por excelência para o testemunho da fé e dos valores humanos/cristãos, devido à sua capacidade e autoridade profética de viver os valores fundamentais da vida cristã. Assim, os pais são para seus filhos os autênticos primeiros anunciadores de sua fé.
TodosFeliz quem teme o Senhor e segue seus caminhos.
Dirigente (Pai) – É preciso e urgente que a família, em especial os pais, assuma e renove todo dia sua missão de ser, por excelência, o primeiro e principal lugar para a educação da fé. O apostolado missionário dos pais se realiza, principalmente, em sua própria família, pois seria uma desordem e um contra testemunho pretender evangelizar a outros, descuidando da evangelização dos da própria “casa”. Os pais transmitem a fé aos seus filhos com o testemunho de sua vida e com sua palavra.
Todos – Que o Senhor se lembre de nós e nos abençoe: abençoe a casa de Israel, abençoe a casa de Abraão, abençoe a minha casa.
Leitor 1 – A transmissão da fé não se realiza por uma lista de regras, mas pelo relato de um acontecimento vivido pela família como salvação, na qual os pais fazem experiência do amor de Deus e a comunicam aos filhos pelo próprio testemunho de vida.
TodosQue o Senhor abençoe os que o temem, pequenos e grandes.
Leitor 2 – Na transmissão da fé a seus filhos, os pais não são autossuficientes, nem autônomos. Eles necessitam estar em estreita relação com a Paróquia e a Escola – sobretudo se é católica -, que seus filhos frequentam. A vivência em uma Igreja vigorosa e evangelizadora é para a família a instituição básica para transmitir a fé.
TodosQue o Senhor nos torne fecundos, a nós e a nossos filhos.
Leitor 3 – O núcleo central da educação na fé é a experiência vibrante de Jesus Cristo e seu Evangelho, aprende-se na família através dos pais. Em íntima conexão com este núcleo se encontram as outras verdades contidas no Credo dos Apóstolos, nos sacramentos e nos “Dez mandamentos”, nas virtudes humanas e cristãs que fazem parte da educação integral da fé.
TodosQue o Senhor nos abençoe, Ele que fez o céu e a terra.
Dirigente (Pai) – O Catecismo da Igreja Católica (cf. 2221-2225) quando se refere ao quarto mandamento, nos ensina que os pais são os primeiros e autênticos responsáveis pela educação dos filhos. Testemunham esta responsabilidade, primeiro pela criação dum lar onde estão presentes a ternura, as regras, o perdão, o respeito, a fidelidade e o serviço desinteressado ...
Filha – Os pais têm a grande responsabilidade de dar bons exemplos aos filhos, e, se preciso, reconhecer diante deles os próprios defeitos, que os ajudará a serem mais capazes de os guiar e corrigir ...
Filho – Pela graça do sacramento do matrimônio, os pais receberam a responsabilidade e o privilégio de evangelizar os filhos. Desde tenra idade devem inicia-los nos mistérios da fé, pois são os ‘primeiros arautos’ do Evangelho. Hão de incorporá-los, desde o seu nascimento, à vida da Igreja.
Todos – Viver na fé, na convivência em família, alimenta as boas disposições afetivas, que permanecerão durante toda a vida daquelas pessoas, como autêntico transmissores e esteio de uma fé viva.
FALA DO MAGISTÉRIO
Filho – Os pais, que transmitem a vida aos filhos, têm obrigação de educar os filhos e, por isso, devem ser reconhecidos como seus primeiros e principais educadores. Esta função educativa não pode ser exercida por mais ninguém, a não ser eles próprios.
Filha – Com efeito, é dever dos pais propiciarem um ambiente de tal modo animado pelo amor e pela piedade para com Deus e para com os homens que favoreça a completa educação pessoal e social dos filhos. A família é, portanto, a primeira escola das virtudes sociais de que as sociedades têm necessidade.
Comentarista – Mas, é sobretudo na família cristã, ornada da graça e do dever assumido no sacramento do matrimônio, que devem ser ensinados aos filhos desde os primeiros anos, segundo a fé recebida no Batismo, a conhecer e amar a Deus e a amar o próximo; é aí que os filhos encontram a primeira experiência quer da sã sociedade humana, quer da Igreja; é pela família, enfim, que eles são pouco a pouco introduzidos no consórcio civil dos homens e no Povo de Deus. Conscientizem-se, portanto, os pais da importância da família verdadeiramente cristã na vida e no progresso do próprio Povo de Deus.
FATO DE VIDA (Um casal de namorados)
Beatos Luigi e Maria Beltrame Quattrocchi
     Luigi Beltrame (1880-1951) e Maria Corsini (1884-1965) nasceram e se casaram (1905) na Itália. Ele era advogado e ela era professora e escritora, apaixonada pela música. O casal teve quatro filhos; três seguiram a vida religiosa, e a quarta filha, que nasceu como fruto da decisão heroica do casal, que recusou a proposta de aborto do ginecologista.
     A vida desse casal é um exemplo de santidade. Para eles a fidelidade ao Evangelho e a heroicidade das virtudes foram relevantes a partir da sua existência como cônjuges e como pais. No dia da beatificação do casal (2001), o Beato João Paulo II falou sobre a vida comum do dia a dia de Luigi e Maria vivida de forma extraordinária.
     “Luigi e Maria viveram à luz do Evangelho e com grande intensidade humana, o amor conjugal e o serviço à vida. Assumiram com responsabilidade total a tarefa de colaborar com Deus  na procriação, dedicando-se generosamente aos filhos a fim de os educar, guiar e orientar na descoberta dos seus desígnios de amor. Deste terreno espiritual tão fértil surgiram vocações para o sacerdócio e para a vida consagrada, que demonstram como o matrimônio e a virgindade, a partir do comum enraizamento no amor esponsal do Senhor, estão intimamente relacionados e se iluminam reciprocamente. Foram cristãos convictos, coerentes e fiéis ao seu próprio batismo; foram pessoas cheias de esperança, que souberam dar o justo significado às realidades terrenas, tendo os olhos e o coração postos sempre na eternidade. Fizeram da sua família uma autêntica igreja doméstica, aberta à vida, à oração, ao testemunho do Evangelho, ao apostolado social, à solidariedade com os pobres, à amizade.”
MOMENTO DA PARTILHA
     1. Os membros da família cristã/católica, em especial os pais e avós, compreendem a missão de que a família é a primeira e principal transmissora da fé;
     2. Como os pais podem estar mais presentes e unidos na Paróquia, Escola e em outras instituições que colaboram com a educação dos filhos?
     3. Quais são as facilidades e dificuldades dos pais na transmissão da fé para os seus filhos?
BÊNÇÃO DA CASA
Dirigente – Favorecei, Pai da Bondade, os Vossos filhos que pedem com humildade Vossa bênção sobre esta casa; sede refúgio para os que aqui moram, companheiros dos que saem, hóspede com os que entram, até o dia de terem, todos, feliz acolhimento no céu.
     Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos – Amém.

Um comentário:

  1. Muito bom este material, me ajudou bastante que vou pregar hoje a noite sobre este tema na minha Paróquia.

    ResponderExcluir