terça-feira, 13 de agosto de 2013

PAIS E FILHOS, CELEBRANDO O PERDÃO


(Colocar sobre o altar devidamente preparado com um Crucifixo, alguns espinhos pedras e uma jarra com água, bacia e toalha)
     Comentarista – A família é o lugar do perdão e da festa, por isso está sempre em movimento, não sem tensões e conflitos. É na família cristã que somos mais autênticos e verdadeiros nos nossos relacionamentos. A família é o ambiente que podemos expressar nosso eu “in natura” sem sermos abandonados e excluídos. É nesse lugar que a beleza da vida acontece e a divisão e discórdia dão lugar ao perdão e à festa.
     Hoje vamos celebrar a Festa do Perdão em família, vamos experimentar a alegria de perdoar e de ser perdoados por Deus e pelos membros da nossa casa. Vamos iniciar nossa celebração do perdão familiar, cantando.
     Celebrante – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. – Amém.
     Celebrante – jesus, que estais sempre conosco e constantemente nos perdoa, ajudai-nos a escutar com atenção a Palavra de Deus, para melhor conhecermos o Vosso amor e a Vossa misericórdia para conosco. Não somos perfeitos, todos nós temos falhas e fraquezas, ajudai-nos Senhor a pedir e dar a graça do perdão. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
     TodosAmém.

PALAVRA DE DEUS – Cl 3, 18-21
     Dirigente – São Paulo nos fala da vontade de Deus com respeito a nossas famílias. Sabemos que submissão, serviço e amor estão em pé de igualdade para quem procura viver o Evangelho de Cristo. Só servimos de verdade a quem amamos. Por isso o convite às esposas que amem dessa maneira os seus maridos e, por sua vez, aos maridos, para que sejam dóceis e delicados, e nunca rudes e ásperos para com as esposas.
(Cada um pega uma pedra e a segura nas mãos até o fim do encontro)
     Esposa – Eu quero viver a alegria da família dos filhos de Deus. Perdão, Senhor, pela minha falta de fé e amor. Perdão N. meu esposo, pelas minhas intolerâncias, faltas de delicadeza, da generosidade, pelas incompreensões.
     Maria, me ajude a ser um céu de ternura, aconchego e calor.
     Todos Tudo é graça. Deus seja bendito pelo perdão pedido e concedido.
     Esposo – Eu quero viver para minha família de corpo, de mente e de coração. Perdão, Senhor, pela minha falta de fé e vivência dos compromissos que assumi no dia do nosso casamento. Perdão N. minha esposa pelas vezes que faltei com a disponibilidade, presença e atenção nos relacionamentos com vocês, pelas minhas asperezas no cuidado e zelo com a nossa família.
      Todos Tudo é graça. Deus seja bendito pelo perdão pedido e concedido.
     Pais N. nossos filhos, devemos animar e entusiasmar a cada um de vocês em seus caminhos. Não queremos intimidá-los nem levá-los ao desânimo com nossas cobranças intermináveis, com nossos sermões repetidos. Mas nos preocupamos com vocês para que sigam seus caminhos e façam suas escolhas e deem seus próprios passos segundo o Evangelho. Suplicamos a Deus e nos esforçamos para que haja mais respeito entre nós e que nos amemos, servindo-nos e respeitando-nos. Assim construiremos juntos um caminho de santidade pelas nossas atitudes de compreensão, amizade e amor. Perdão pelas vezes que não conseguimos ser fiéis a esses bons propósitos.
     Todos Tudo é graça. Deus seja bendito pelo perdão pedido e concedido.
     Filhos – Nós, de nossa parte, devemos obedecer aos nossos pais. Obedecer significa “ouvir em profundidade”, “saber escutar”. Sabemos que o senhor e a senhora (vocês) desejam o melhor para nós e precisamos, por vezes, parar e refletir sobre o que nos pedem e o que nos orientam. Aos senhores (vocês) nosso respeito, pois desejam mais que tudo o nosso bem. Perdão, pai e mãe, pelas muitas vezes que não fomos justos e sinceros nos nossos relacionamentos familiares.
     Todos Tudo é graça. Deus seja bendito pelo perdão pedido e concedido.
(Colocar a pedra aos pés do crucifixo no altar, enquanto se reza o Pai Nosso e Ave Maria.)
MANDAMENTOS PARA UMA FAMÍLIA FELIZ - PROPÓSITOS
     Leitor 1 – Ser tolerante e sincero – não nos irritemos ao mesmo tempo! Alguém tem que permanecer “doce e terno” nas situações. Todos nós temos nossos altos e baixo, nossos tempos e calmaria e de tempestades. Que um sempre respeite o momento do outro. Que o sol não se ponha sobre nossa ira, mas que deixemo-nos iluminar pela presença de Deus em nossos corações em todos os momentos.
     Todos Ajudai-nos Senhor.
     Leitor 2 – Ser paciente e com convicções – Não gritemos em nossas casas! O grito é recurso de comunicação. Serve para quem está distante de nós ou como pedido de socorro. Quando gritamos em nossas casas, queremos dizer que os corações estão distantes e que a família está pedindo socorro.
     Todos Protegei-nos, Senhor.
     Leitor 3 – Ser dócil e forte – Numa discussão deixemos o outro vencer. Isso não é atitude de covardia, mas de saber ceder e esperar. Quando ninguém dá o braço o torcer, a confusão só aumenta e se expande, tomando outros membros da família. Isso só nos prejudica.
     Todos Guiai-nos, Senhor.
     Leitor 1 – Ser generosos e dóceis – Saibamos corrigir o outro. Ninguém de nós é perfeito, ou não temos consciência disso? Quantas falhas carregamos, somos imaturos, a vida vai nos formando. Precisamos de correções. Mas elas devem ser feitas na hora certa, do jeito certo e com a palavra certa. Nunca na frente dos outros, nunca com maldade no coração, nunca com aspereza e indelicadeza.
     Todos Iluminai-nos, Senhor.
     Leitor 2 – Ser misericordiosos e justos – Nunca joguemos na cara do outro erros do passado. “Águas  passadas não movem moinhos!” Sabemos disso, mas insistimos em errar fazendo o contrário. O passado para muitos torna-se fantasma que arrasa com o presente e destrói com o futuro. É preciso saber pedir perdão. Quantas vezes erramos. Tenhamos a humildade de reconhecer nossas falhas diante dos outros em casa. Ser humano é ser humilde, palavras que se parecem não por um acaso, pois vêm da mesma raiz que é “húmus”. Somos barro. Certo que carregamos tesouros nesse barro, mas por vezes o barros se sobrepõe. Como é bom saber reconhecer isso.
     Todos Guardai-nos, Senhor.
     Leitor 3 – Ser cuidadosos e zelosos – Podemos ser desatentos em muitas coisas na vida, menos entre nós em nossas casas. Prestemos atenção no que se passa na vida do outro. Cuidemos uns dos outros com dedicação e amor!
     Todos Fortalecei-nos, Senhor.
     Leitor 1 – Ser corajoso(a) e com discernimento – Não deixemos para o outro dia o que pudermos logo resolver. Como isso é importante! Quantos dizem não saber o que está acontecendo em suas casas. Quantas situações vão ficando para trás, quantas situações mal resolvidas. É tempo de acertar!
     Todos Orientai-nos, Senhor.
     Leitor 2 – Ser amorosos e com ternura – Ao menos, uma palavra de carinho, uma vez por dia. Isso vale para o marido e mulher, pais e filhos, entre irmãos .... Como somos cobrados pela vida! Muitas vezes um elogio pode fazer toda a diferença. Uma palavra bem colocada pode ser um incentivo para um dia todo e para toda a vida!
     Todos Conduzi-nos, Senhor.
     Leitor 3 – Por fim, “quando um não quer, dois não brigam”. O que sabemos de cor e salteado! Vamos levar a sério esses verdadeiros mandamentos para a vida conjugal e familiar. E procurar uma vez na semana ou mês nos reunir como família com o “dever de sentar” e falar de nós mesmos e da nossa vida.
     Todos Sejam nossos lares o lugar da fé e do amor.
     Leitor 1 – O amor é a fé em obras! Que nossas casas, Igrejas domésticas, sejam expressões do amor que é paciente e benfazejo, não é invejoso, nem presunçoso, nem orgulhoso. Que nossas famílias sejam casas abertas a manifestem a alegria com a justiça e a verdade. Que sejamos expressão do amor que tudo desculpa, tudo crê, tudo espera e tudo suporta! (Cf. 1 Cor 13, 4-7).
     Todos Que a fé que professamos alicerce e ilumine a vida que levamos! Assim seja!
(Os membros da família lavam e enxugam as mãos uns dos outros. Primeiro o Pai lava a mão da Mãe e os filhos as enxugam; em seguida a Mãe lava as mãos do Pai e os filhos fazem o mesmo. Por último, o Pai lava as mãos dos filhos e a Mãe as enxuga )
     Dirigente – Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
     Todos Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
     Dirigente – Que a Sagrada Família seja nossa companheira e guia, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
     Todos Amém.
           Abraço e beijo da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário