quinta-feira, 5 de setembro de 2013

AS DROGAS, A FAMÍLIA E A SOCIEDADE



O que é droga?

     No contexto legal e no sentido corrente (fixado depois de quase um século de repressão ao consumo de certas drogas), o termo "droga" refere-se, geralmente, a substâncias psicoativas e, em particular, às drogas ilícitas ou àquelas cujo uso é regulado por lei, por provocarem alterações do estado de consciência do indivíduo, levando-o eventualmente à dependência química (haxixe, ácido lisérgico, mescalina, álcool etc.). Certos fármacos de uso médico controlado, tais como os opiáceos, também podem ser tratados como drogas ilícitas, quando produzidos e comercializados sem controle dos órgãos sanitários ou se consumidos sem prescrição médica. (acordo Wikipédia)

     No que concerne ao individuo (o dependente de qualquer droga)

- é obrigado a procurar a droga;

- torna-se escravo da droga;  

- fica escravo do traficante;

- é conduzido a aumentar as doses e passa de dependente a traficante;

- Perde o amor ao trabalho, à família e à sociedade;

- Perde a saúde, torna-se ladrão, estuprador, assassino e pode acabar assassinado, ou caminhar para o suicídio.

     No que concerne a família:

     Cabe aos pais a orientação e a educação dos filhos. Na época atual, mais que em qualquer outra, os pais devem dialogar permanentemente com os filhos, conhecendo seus hábitos, suas tendências e, sobretudo, suas companhias.

     As ameaças, o rigor excessivo, os castigos e as ofensas não são aconselháveis.

     Os pais precisam tratar os filhos com brandura, dedicação e carinho.

     O exemplo dos pais é o fator mais seguro na educação dos filhos.

     Observar o conselho de nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 26,41) “Vigiem e rezem, para não caírem em tentação, porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

     No que concerne à sociedade:

     A educação não é apenas, tarefa de governo. O cinema, o teatro, a televisão, o rádio, os jornais, as revistas, a internet, os clubes recreativos, as sociedades culturais, e outros elementos devem ter, no fundo, um caráter educacional.

     O trabalho honesto, a adoção dos princípios bíblicos constituem os maiores antídotos na prevenção às drogas.

     Na Igreja, temos grupos e movimentos de jovens que ajudam os jovens a se encontrarem, encontrarem o caminho para uma vida saudável. Em nossa paróquia São Sebastião, temos por exemplo, grupos como: Acólitos, Chama Viva, Pastoral da Juventude, PES (Perseverantes no Espírito Santo), Shekinah, ... (Basta entrar em contato com nossa secretaria pelo telefone 3322-1366 ou e-mail saosebastiaoparnaiba@yahoo.com.br)
(Adaptado de J.R. da Graça)

Nenhum comentário:

Postar um comentário