sábado, 15 de março de 2014

CF 2014 - FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO - 1º ENCONTRO

"É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU' - Gl 5,1



1º Encontro – Firmes contra a escravidão “É para a liberdade que Cristo nos libertou”  (Gl 5,1)
1.     Objetivo do encontro – Este encontro tem como objetivo inserir a família na reflexão da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano e mostrar que a liberdade desejada por Deus é um dom  e dever de  todo cristão.

2.     Preparação do ambiente - Colocar no centro uma Bíblia aberta, vela, flores, o cartaz da Campanha da Fraternidade 2014 e notícias referentes ao tema da CF 2014.
Animador – Queridos irmãos e irmãs, sejam bem vindos! É com alegria que iniciamos nossos encontros de reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, para nos auxiliar em nossa caminhada quaresmal rumo à páscoa de nosso Senhor. O tema é “Fraternidade e o tráfico humano”; o lema, “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Que estes encontros nos ajudem a tomarmos consciência desta realidade geradora de sofrimentos e morte em nossa sociedade e nos ilumine em seu enfrentamento.
Canto inicial –
A – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Oração (Todos) – Senhor, que, em Vosso projeto de vida, nos chamais a viver fraternalmente, fazei-nos solidários com nossos irmãos e irmãs vitimados pelo tráfico humano e com sua  libertação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina para sempre. Amém!

3.     Para conhecer o tema da Campanha
L 1  -  A Igreja  Católica  no Brasil escolheu Tráfico Humano  como  tema  da Campanha  da  Fraternidade  deste ano em  2012, porque  esse  crime se “constitui  em  ofensa ultrajante  contra a dignidade  humana, além  de ser  uma grave violação dos direitos humanos fundamentais.”
L 2  -  O tráfico humano  é  um  crime  organizado,  com  ramificações  por toda a sociedade. Dessa rede, participam pessoas de várias áreas e classes da sociedade e estima-se que renda mais de 30 bilhões de dólares  por ano aos criminosos. Mas não é fácil identificar os traficantes, que, geralmente, estão bem próximos das vítimas.
L 3  -  “As vítimas  são  enganadas  a respeito  das  suas atividades  futuras  e  já não são  livres de decidir  a respeito da sua própria  vida. Acabam  em  situações semelhantes  à  escravidão  ou à servidão,  das quais  é muito difícil  fugir. Ameaças  e violência são com frequência  utilizadas em  ordem a esta finalidade.”
T – É para a liberdade que Cristo nos libertou.

4.     Caso de tráfico humano (trabalho escravo)
A  -  Durante  uma  grande seca  no  nordeste,  João,  um  esforçado  agricultor,  recebeu  um  convite interessante  para trabalhar  numa fazenda  no  norte  do país.  O salário era bom, e o homem o  convenceu  a  ir primeiro,  para  depois  levar a família. Ao chegar à fazenda, João descobriu que já havia contraído uma grande dívida para pagar.  Essa dívida não diminuía nunca.
         A mulher e os filhos não conseguiam localizar João.  Sua mulher falou com a diretora da escola dos filhos e esta, que já havia participado de um curso do projeto “Escravo, nem pensar”, logo acionou a Polícia Federal. João e mais 27 trabalhadores foram localizados e libertados.

Conversando sobre o assunto
A – Quem tem outros relatos de casos de tráfico humano para contar? O que pensar de tantas notícias de pessoas desaparecidas?

5.     Iluminação bíblica
Canto de acolhida da Palavra de Deus
Leitura da Palavra – Lc 4,17-21

L 1  -  No  relato da criação, vemos  que Deus criou  os  seres  humanos  em  igual  dignidade, para viverem de modo fraterno. Quando um irmão escraviza ou tira a vida de  seu irmão, é  indício de que o pecado,  a exemplo da ganância e da violência, fere  o plano do Criador.
L 2  -  As Sagradas Escrituras testemunham que Deus permanece fiel ao seu projeto de amor. Temos um grande exemplo em Sua intervenção para libertar os filhos de Abraão da escravidão no Egito e conduzi-los à conquista da liberdade e da terra prometida.
L 3  -  No mistério pascal de  Jesus Cristo, Deus liberta definitivamente a  humanidade da escravidão  do pecado e da morte. A páscoa de Jesus é o centro da fé cristã e referência para que os cristãos não se conformem com situações de escravidão como a que se configura no tráfico humano.
T – É para a liberdade que Cristo nos libertou.

6.     Pistas para a reflexão  
A – O tráfico humano é uma grave ofensa ao projeto de fraternidade de Deus e fere a dignidade e os direitos humanos.  A Igreja, por meio desta Campanha da Fraternidade, quer testemunhar que “é para a liberdade que Cristo nos libertou” aos irmãos e irmãs que sofrem com escravidões como a do tráfico humano.
a)     Nós ainda nos sensibilizamos com os sofrimentos dos irmãos e irmãs?
b)    Preocupamo-nos com situações de escravidão como a do tráfico humano? Temos informações suficientes?
c)     Como podemos contribuir testemunhando a liberdade em Cristo que a evangelização requer?
(Tempo para a reflexão do grupo. Logo a seguir, as preces)

A – Certos da presença de Cristo entre nós, elevemos nossas preces.
L 1  -  Senhor,  vós que nos  criastes  para a liberdade,  vinde  em  auxílio dos que  sofrem nos  cativeiros mantidos pelas injustiças  sociais. Cantando, supliquemos a Deus:
T – Virá o dia em que todos, ao levantar a vista, veremos nesta terra reinar a liberdade. (bis)
L 2  -  Senhor,  vós que  enviastes vosso  Filho para libertar a humanidade  do  pecado,  enviai-nos também,  com coragem  e  fé,  a lutar  pela  libertação de  tantos irmãos e  irmãs  traficados. Cantando, supliquemos a Deus:
T – Virá o dia em que todos, ao levantar a vista, veremos nesta terra reinar a liberdade. (bis)
L 3  -  Senhor,  vós que nos doastes vosso Espírito  Santificador, capacitai nossos governantes para que contribuam eficazmente com a  luta pela  libertação. Cantando, supliquemos a Deus:
T – Virá o dia em que todos, ao levantar a vista, veremos nesta terra reinar a liberdade. (bis)
(Preces espontâneas)
T – Pai nosso e Ave Maria.

A – Encerremos nosso encontro pedindo que Deus derrame em nosso coração o seu amor e a sua verdade. Rezemos a oração da CF 2014.

A – Que o Senhor nos dê a graça de caminharmos na liberdade, servindo aos mais pobres e lutando pela libertação. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Canto final: Hino da CF 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário