terça-feira, 10 de março de 2015

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015 - 1º ENCONTRO



 
1º ENCONTROQUARESMA: CAMINHADA DAS CINZAS PARA A RESSURREIÇÃO.
A alegria do encontro

A – Por muito tempo as pessoas pensaram que a Quaresma era um tempo de tristeza, de medo do demônio e de lamentar o sofrimento de Jesus Cristo. Mas não é bem assim.

T – Mais importante do que lamentar o sofrimento é viver a esperança e a alegria de saber que poderemos vencê-lo.

L1 -  Iniciamos a Quaresma com a alegria de saber que Jesus Cristo nos convida a caminhar com Ele do mais profundo de nossas misérias e fraquezas para a glória de sermos filhos e filhas de Deus.

T – Vamos caminhar, com Cristo, das Cinzas para a glória da Ressurreição.

L2 – A Quaresma é um tempo favorável da graça de Deus. É tempo para nossa revisão de vida. É hora de deixar para trás a vida de pecado e entrar na dinâmica do Reino de Deus, Reino de Amor.

T – Quanto mais unidos com Deus, mais fraternos nós seremos.

O convite à conversão

A – Ouvindo a Palavra de Deus nós encontramos o caminho da vida, caminho de conversão que nos leva a superar as tristezas e a vivermos a alegria de nossa fé.

T – Cristo nos ensina a fazer o bem pela simples alegria de servir a Deus na pessoa de nossos irmãos e irmãs.

Canto de acolhida da Palavra – Fala, Senhor, (fala, Senhor) Palavra de fraternidade!/ Fala, Senhor, (fala, Senhor) És luz da humanidade!

L1  – Evangelho de Jesus Cristo narrado por São Mateus – 6, 1-4

      “Prestem atenção! Não pratiquem a justiça de vocês diante dos homens, só para serem elogiados por eles. Fazendo assim, vocês não terão a recompensa do Pai de vocês que está no céu.” “Por isso, quando você der esmola, não mande tocar trombeta na frente, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. Ao contrário, quando você der esmola, que a sua esquerda não saiba o que a sua direita faz, para que a sua esmola fique escondida; e seu Pai, que vê o escondido, recompensará você.”  ϯ Palavra da Salvação!

Reflexão

A – O Reino de Deus vai acontecendo na Terra na medida em que as pessoas começam a fazer o bem pela simples alegria de servir a Deus na pessoa dos irmãos e irmãs.

T – Quem faz o bem para aparecer diante dos outros, já recebeu a sua recompensa.

L1 -  Os verdadeiros discípulos de Cristo seguem pela vida fazendo o bem, tendo no coração a alegria de ser continuadores da ação de jesus que disse:

T – “Eu vim para servir e não para ser servido”.

L2 – A Campanha da Fraternidade neste ano lança um desafio para a nossa espiritualidade. Este desafio não é para alguma coisa nova na vida da Igreja, mas para uma retomada do Espírito de amor a Deus e aos irmãos que marcou a atividade de Jesus e foi muito presente no começo da Igreja.

T – “Eu vim para servir”. Esta foi a definição que Jesus Cristo deu para a sua missão.

L1 – Esta é a proposta para nossa caminhada de conversão, pois converter-se é voltar-se para Deus, e quem se volta para Deus retoma com mais coragem a alegria a missão de trabalhar pela fraternidade, não só dentro da Igreja, mas em toda a sociedade.

T – Senhor, queremos caminhar das Cinzas para a Ressurreição, das nossas misérias para a glória de sermos filhos e filhas de Deus.

A – No passado a Quaresma era entendida como um tempo de ter medo do demônio e fazer penitências só para alcançar o perdão dos pecados. Hoje entendemos que é um tempo de conversão, deixar para trás a vida de pecado e abrir-se para a vida nova que Cristo oferece a cada um de nós.

T – Dai-nos Senhor, o perdão de nossos pecados e a graça de viver sempre em vossa presença.

Partilha da vida

1 - De que maneira o tempo da Quaresma nos ajuda a fortalecer a comunhão com Deus e com os irmãos?

2 - Nós procuramos viver a fé e fazer o bem por medo do demônio e para fugir do castigo, ou por amor a Deus e o bem dos irmãos?

Canto

A fraternidade é fruto de amor

A – A Campanha da Fraternidade é um apelo de conversão que a Igreja lança, a cada ano, durante a Quaresma.

T – Neste tempo favorável da graça de Deus, queremos crescer na comunhão com Jesus Cristo e com os irmãos.

L1 -  A Quaresma começa com a celebração das Cinzas, recordando a cada um de nós que sem Deus somos apenas pó. Sem Deus não temos a verdadeira vida.

T – Confiantes na misericórdia de Deus vamos caminhando das Cinzas para a glória da Ressurreição. Uma caminhada para frente e para o alto.

L2 – Ao receber as Cinzas recebemos o convite para entrar na caminhada de ascensão, saindo da condição de nossa fragilidade e pequenez para a grandeza de filhos e filhas de Deus.

T – “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Este é o caminho da vida apontado por Jesus Cristo.

A oração alimenta o amor

ARezemos para que Deus nos dê a graça de crescer na comunhão com Jesus Cristo e alcançar a vitória do amor e da bondade sobre todas as formas de discórdia e maldade.

T – Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

1Pela Igreja, para que, a exemplo de nosso querido Papa Francisco, todas as pessoas que exercem algum ministério sejam testemunhas do amor e da bondade de Cristo, rezemos:

2Pela nossa Comunidade, para que possamos caminhar para a ressurreição, guiados pelo Espírito Santo e protegidos por Nossa Senhora, rezemos:

3Pelas pessoas que estão doentes ou passando por outras formas de sofrimento, para que sejam amparadas pela misericórdia de Deus, rezemos:

(Outras preces da comunidade)

A -  Acolhei, ó Deus, as nossas preces. Concedei-nos a graça de encontrar na oração a força para nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.

T – Amém.

Maria, exemplo do amor que gera vida e fraternidade

AMaria é Mãe, e deseja muito que seus filhos e filhas vivam em paz e promovam a fraternidade na Igreja e em toda a sociedade.

T – A fraternidade é para ser vivida entre pessoas, independente de religião, cultura e nacionalidade.

A -  Ó Mãe de Cristo e nossa Mãe, voltai para nós o vosso olhar de amor e ajudai-nos a viver para sempre unidos ao vosso Filho Jesus. Como gratidão e como louvor, vamos cantar:

Canto

Nenhum comentário:

Postar um comentário