sábado, 9 de maio de 2015

CELEBRAÇÃO PARA O DIA DAS MÃES


– Preparando a celebração

(Cada um leva uma foto de sua mãe viva ou falecida. Além disso, quadro ou imagem de Nossa Senhora e flores naturais)

I - Acolhida

Animador – Queridas mães, minhas irmãs e meus irmãos. Agradeçamos ao Senhor pela mãe que temos ou tivemos, mães de sangue e mães do coração, sinal da presença amorosa de Deus em nossa vida. Ser mãe é muito bom, bonito, gratificante, apesar das dificuldades. Nem sempre os filhos se tornam o que a mãe sonha para eles, mas o importante é que sejam bons. Às vezes é muito difícil ser mãe, educar os filhos, porque exige responsabilidade, atenção e traz preocupação, mas compensa. Como disse uma mulher: “Sinto prazer, orgulho em ser mãe. Ser mãe é ser heroína”.

II – Canto: Deixa a luz do céu entrar

Deixa a luz do céu entrar!/ Deixa a luz do céu entrar!/ Abre bem as portas do teu coração * e deixa a luz do céu entrar!

Tu anseias, eu bem sei, a salvação,/ tens desejo de banir a escuridão./ Abre, pois, de par em par, teu coração/ e deixa a luz do céu entrar!

III – Chegou a hora de partilhar a vida:

(Falar espontaneamente sobre algum momento/acontecimento que marcou sua vida por ser mãe ou com a sua mãe)

IV – Vamos agradecer

Animador – O salmista convida as pessoas, que chama de “servos do Senhor”, a louvar o nome de Deus que se inclina para levantar o pobre e recuperar a dignidade da mulher. Aceitando o convite do salmista, vamos agradecer ao Senhor em dois coros, rezando o Salmo (112).

Todos – Aleluia! Louvai, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor!

Grupo 1 – Seja bendito o nome do Senhor, desde agora e para sempre.

Grupo 2 – Do nascer ao pôr do sol, seja louvado o nome do Senhor.

Grupo 1 – O Senhor se eleva sobre todos os povos, sua glória está acima do céu!

Grupo 2 – Quem é igual ao Senhor nosso Deus que mora no alto e se inclina para olhar pelo céu e pela terra?

Grupo 1 – Ele ergue da poeira o fraco e tira do lixo o pobre.

Grupo 2 – Para fazê-lo sentar-se com os príncipes, com os príncipes do seu povo.

Grupo 1 – Ele faz a estéril sentar-se em sua casa, como alegre mãe dos filhos.

Todos – Aleluia!

Animador – Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Todos – Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

V – Canto de aclamação da Palavra

VI – Leitura bíblica – Mc 7, 24-30

(Pode ser dialogado: narrado/a, Jesus, mulher siro-fenícia [uma mãe])

     Então Jesus saiu daí e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele  estava. Mas não conseguiu ficar escondido. Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. A mulher era pagã, nascida Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que  expulsasse de sua filha o demônio. Jesus disse: “Deixe que primeiro os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-los aos cachorrinhos.”  A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos ficam debaixo da mesa  e comem as migalhas que as crianças deixam cair.” Então Jesus disse: “Por causa disso que você acaba de dizer, pode voltar para casa; o demônio já saiu da sua filha.” Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já tinha saído dela.ϯ Palavra da Salvação!

VII – Refletindo sobre o texto

L 1 – Acabamos de ouvir no Evangelho como Jesus gostaria de descansar um pouco, estar despercebido, mas isto não era possível. Uma mulher, uma mãe ouve falar de Jesus e isto desperta a sua fé, sua esperança: “Ele é a minha salvação”. A mulher o procura, vai ao seu encontro e aproxima-se dele.

L 2 – Para fazer isto, esta mãe precisou vencer vários obstáculos: deixar sua filha em casa, desconsiderar os preconceitos tanto por ser mulher como por ser estrangeira. É uma mulher de fibra, corajosa, determinada. E ela se aproxima do Mestre, jogando-se aos seus pés.

L 1 – Esta mãe está sem esperança, está preocupada. A filha, que ela ama muito, está em perigo. Jesus é seu refúgio, sua esperança. Por isso ela é capaz de superar as dificuldades para chegar perto do Mestre.

L 2 – Seu desejo é ver sua filha com saúde. É mãe que intercede por sua filha, porque o amor tem a força de mudar as situações da vida. Então ela suplica pela filha doente, confiante que será atendida.

L 1 – A reação de Jesus nos surpreende. Ele não quer atender a mulher, porque ela é estrangeira. Em primeiro lugar, Jesus entente que sua missão é servir ao povo de Israel. Que decepção para esta mãe!

L 2 – Mas esta mulher não se deixa vencer pela resposta de Jesus. Ela está acostumada aos embates da vida e a lutar. É persistente, resiste e responde com sabedoria: “os estrangeiros também têm direito de participar do banquete do Reino, mesmo enquanto os filhos estão sendo alimentados.”

L 1 – Agora é Jesus que se surpreende com esta mãe: “Por causa de tuas palavras, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha.” A palavra que a mulher pronuncia demonstra sua fé. Então Jesus lhe concede a graça. Podemos dizer, de certo modo, que a mulher “catequiza” Jesus, pois sua palavra é que faz Jesus mudar de ideia.

L 2 – A mulher volta para casa e encontra sua filha com saúde. Valeu a pena ir ao encontro de Jesus, insistir com o Mestre, superar os preconceitos, responder com firmeza, procurar seu espaço no Reino. A salvação é para todos. Não há privilegiados, porque Deus ama toda a humanidade.

Animador – As mães que sofrem hoje podem se inspirar na atitude desta mulher estrangeira, que cheia de coragem e fé foi ao encontro do Senhor. As mães podem apresentar a Jesus seus filhos e filhas confiantes: os que estão doentes, os que dependem da bebida e das drogas em geral, os que estão nas prisões, os que estão desempregados, os que estão tristes... Aliás, todos nós somos chamados a agir como a mãe do Evangelho: superar as barreiras e os preconceitos e lutar pela vida.

VIII – Vamos apresentar a Deus as nossas preces

Animador – Confiantes como a mãe do Evangelho que refletimos, vamos fazer nossos pedidos ao Deus das paz. Nossa resposta será: Tem compaixão de nós, Senhor!

1. Muitas mães se dedicam aos seus filhos como amor, ternura e responsabilidade: para que tenham a alegria de serem valorizadas e amadas por eles, rezemos.

2. Há pessoas cuja mãe já partiu para a casa do Pai: para que renovem sua fé e esperança na ressurreição, rezemos.

3. Quantas mães sofrem a perda de seus filhos por causa da violência e a falta de segurança pública: para que sejam consoladas pelo Deus da Vida, rezemos.

4. As mães são as primeiras catequistas de seus filhos: para que elas continuem a conduzi-los para Deus com o exemplo e a palavra, rezemos.

IX – Benção das Mães

(Cada pessoa abraça ou toca sua mãe e repete a oração feita pelo animador; se houver alguma mãe sozinha, alguém vai adotá-la. Após a oração, fazer o sinal da cruz em sua mãe e pedir a bênção)

- Oração

Animador – Bendito seja o Senhor pelas mãe, que são reflexo de seu amor e ternura. Senhor, abençoa estas mães com a tua graça, para que sejam, cada vez mais, presença de tua bondade entre nós.

Todos – Bendito seja o Senhor!

X – Canto final

XI – Bênção final

Animador – Deus, fonte de vida, que ressuscitou Jesus dos mortos e nos envia o seu Espírito, nos abençoe e nos guarde: Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos – Amém!

Hora da Família, volume 13 - 2009

Um comentário: