quarta-feira, 30 de setembro de 2015

APRESENTAÇÃO DO "HORA DA VIDA" - 2015



     

     Tenho a satisfação de apresentar o subsídio “Horta da Vida” de 2015 que tem como tema o “O Evangelho da Vida: anunciar, celebrar, servir”.
     Estamos celebrando os 20 anos da Encíclica Evangelium Vitae (o Evangelho da Vida), de São João Paulo II, e o presente subsídio apresenta 7 roteiros de reflexão e propostas de celebração em comemoração a este importante momento.
     Nossa sociedade está marcada por uma mentalidade utilitarista, que reduz o olhar sobre a realidade: tudo é avaliado pela conveniência, e utilidade. Assim, cresce a mentalidade que considera legítimo descartar vidas humanas, quando são percebidas como peso ou inúteis.
     A vida humana não é nossa produção, ela é dada. Todos nós a recebemos gratuitamente de outros/Outro, por isso é inviolável. Nunca um ser humano é alguma coisa, sempre é alguém.
     Mas, quando ele fica à mercê de algum poder que dele pode dispor, está aberto o caminho para reeditar violências onde os mais fracos e vulneráveis, os indefesos, são eliminados pelos mais forte.
     Condenamos acontecimentos da história antiga e recente nos quais grupos discriminados foram eliminados, sem compreender que acolhemos a mesma lógica.
     A Semana da Vida e o dai do Nascituro é um instrumento que ajuda a compreender e admirar, proteger e defender a beleza da vida, sua grandeza e dignidade, seu incomparável valor.
     Para uma inteligência aberta, o espetáculo da vida humana constitui um convite a reconhecer a presença do Mistério infinito e criador: Tu, Autor desta beleza e grandeza, meu Senhor.
     Dom João Carlos Petrini, Bispo de Camaçari/BA e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

     A Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro de 2015, que acontecem de 1 a 8 de outubro, bem como este subsídio Hora da Vida, terão por tema: “O Evangelho da Vida: anunciar, celebrar e servir”. Este tema é retirado de um trecho da Encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II, que neste ano completa 20 anos de sua publicação. É, de fato, um momento singular para celebrar o Evangelho da Vida, que a Igreja, povo de Deus e corpo de Cristo no mundo, continua anunciando com coragem e espírito profético e servindo com humildade, doação e amor..
     O subsídio Hora da Vida, para contribuir com a organização e a celebração da Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro, bem como com outros momentos durante este ano, traz 7 roteiros de encontro, todos com temas retirados da Encíclica Evangelium Vitae, mas também iluminados por palavras do Papa Francisco.
     O subsídio Hora da Vida mantém uma relação com a Campanha da Fraternidade, a fim de dar continuidade à reflexão proposta por esta. A oração da Campanha deste ano é retomada ao início de cada encontro. Além disso, um trecho do texto base da Campanha, que trata do papel do papel da família na sociedade, é retomado, para se manter a perspectiva sinodal do mês de outubro.
     Uma celebração do Terço pela Vida, uma proposta de celebração para o Dia do Nascituro e outra para a Vigília pela Vida Nascente, realizada nas vésperas do 1º domingo do Advento, fecham o subsídio.
     Em profunda sintonia com o mês missionário e pedindo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, cuja novena se celebra durante esses dias de outubro, que o Evangelho da Vida seja anunciado, celebrado e servido!
     Pe. Rafael Fornasier, Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB e Secretário Executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar - CNPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário