segunda-feira, 12 de agosto de 2013

CELEBRAÇÃO DA RENOVAÇÃO DA FÉ


(Preparar um altar com uma vela maior – Círio Pascal, Bíblia, Sagrada família, lugar para colocar quatro velas, flores )
     Comentarista – O que de melhor nós temos, queremos logo passar aos nossos amados. Assim se dá com a alimentação, com a comunicação e com a aprendizagem no caminhos das virtudes. O que de melhor nos serve para crescermos saudáveis, temos urgência de oferecer aos filhos. Em questão de alimentos, primeiro o leite materno, depois os alimentos sólidos com o máximo de nutrientes ... Em questão da linguagem, que emoção é ver o desenvolvimento dela no crescimento dos filhos. As primeiras palavras formadas, a capacidade de assimilação ... Assim se dá também com as virtudes. Como é bom ensinar o caminho do bem, da verdade, da honestidade, da humildade, do perdão ... O mesmo se dá no campo da fé! Por isso logo batizamos nossos filhos e filhas, oferecendo a eles o que de melhor nós temos na vida da graça e a graça da vida.
(Recordemos e citemos o nome de pais, avós, catequistas, padres, religiosas que transmitiram-nos q fé e foram testemunhas de Jesus Cristo )
CANTO
     Dirigente – Invoquemos a Santíssima Trindade, Deus Pai, Filho e Espírito Santo, cantando:
- Em nome do Pai, em nome  do Filho e em nome do Espírito Santo, estamos aqui ...
     Dirigente – Queremos agradecer a Deus o dom da nossa fé! Obrigado, Senhor, por tantos que vieram antes de nós e deram testemunho de uma fé viva e transformadora, em especial agradecemos nossos pais e avós, a herança da fé que eles recebemos! Obrigado pelo desejo que carregamos em nossos corações de nos manter no caminho das virtudes!
     Comentarista – A PORTA DA FÉ (cf. At 14,27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma. Vamos com alegria bendizer o nosso Deus pelo dom da fé.
     Todos Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a Vós Deus Pai todo Misericordioso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e para sempre.
     Dirigente – Neste ano da fé queremos renovar com convicção e com o olhar fixo em Jesus Cristo ‘autor e consumador da fé’ (Hb 12,2): n’Ele encontramos plena realização de todo o nosso desejo de felicidade e realização dos anseios mais profundos do coração humano. Nele obtemos a alegria do amor, a resposta ao drama da tribulação e do sofrimento, a força do perdão face à ofensa recebida e a vitória da vida sobre o vazio da morte. No Deus feito homem, fazemos a experiência da plena realização no mistério da sua Encarnação, do seu fazer-Se um de nós, do partilhar conosco a fragilidade humana para transformar com a força da sua ressurreição. Em Jesus Cristo, morto e ressuscitado para a nossa salvação, encontramos plena luz nos exemplos de fé que marcaram estes dois mil anos da nossa história de salvação.
(A cada memória da fé, acende-se uma vela que é colocada sobre o altar )
     1ª Memória (Mulheres) – Pela fé, Maria acolheu a palavra do Anjo e acreditou no anúncio de que seria Mãe de Deus na obediência da sua dedicação (cf. Lc 1,38). Ao visitar Isabel, elevou o seu cântico de louvor ao Altíssimo pelas maravilhas que realizava em quantos a Ele se confiavam (cf. L 1, 46,55). Com alegria, deu à luz o seu Filho unigênito, mantendo intacta a sua virgindade (cf. Lc 2, 6-7). Confiando em José, seu Esposo, levou Jesus para o Egito a fim de O salvar da perseguição de Herodes (cf. Mt 2, 13-15). Com a mesma fé, seguiu o Senhor na sua pregação e permaneceu ao seu lado mesmo no Gólgota (cf. Jo 19, 25-27). Com fé, Maria saboreou os frutos da ressurreição de Jesus e, conservando no coração a memória de tudo (cf. Lc 2, 19.51), transmitiu-a aos Doze reunidos com Ela no Cenáculo para receberem o Espírito Santo (cf. At 1, 14; 2, 1-4).
     Todos Creio, Senhor, mas aumentai minha fé.
     2ª Memória (Homens) – Pela fé, os Apóstolos deixaram tudo para seguir o Mestre (cf. Mc 10,28). Acreditaram nas palavras com que Ele anunciava o Reino de Deus presente e realizado na sua Pessoa (cf. Lc 11,20). Viveram em comunhão de vida com Jesus, que os instruía com a sua doutrina, deixando-lhes uma nova regra de vida pela qual haveriam de ser reconhecidos como seus discípulos depois da morte d’Ele (cf. Jo 13, 34-35). Pela fé, foram pelo mundo inteiro, obedecendo ao mandato de levar o Evangelho a toda a criatura (cf. Mc 16,15) e, sem temor algum, anunciaram a todos a alegria da ressurreição, de que foram fiéis testemunhas.
     Todos Creio, Senhor, mas aumentai minha fé.
     3ª Memória (Casal) – Pela fé, os discípulos formaram a primeira comunidade reunida à volta do ensino dos Apóstolos na oração, na celebração da Eucaristia pondo em comum aquilo que possuíam para acudir às necessidades dos irmãos (cf. 2, 42-47). Pela fé, os mártires deram a sua vida para testemunhar a verdade do Evangelho que os transformara, tornando-os capazes de chegar até o dom maior do amor com o perdão dos seus próprios perseguidores.
     Todos Creio, Senhor, mas aumentai minha fé.
     4ª Memória (Filho/a) – Pela fé, homens e mulheres consagraram a sua vida a Cristo, deixando tudo para viver em simplicidade evangélica a obediência, a pobreza e a castidade, sinais concretos de quem aguarda o Senhor, que não tarda a vir. Pela fé, muitos cristãos se fizeram promotores de uma ação em prol da justiça, para tornar palpável a palavra do Senhor, que veio anunciar a libertação da opressão e um ano de graça para todos (cf. Lc 4, 18-19).
     Todos Creio, Senhor, mas aumentai minha fé.
     Dirigente – Pela fé, no decurso dos séculos, homens e mulheres de todas as idades, cujos nomes estão escritos no Livro da vida (cf. Ap 7,9; 13,8), confessaram a beleza de seguir o Senhor Jesus nos lugares onde eram chamados a dar testemunho do seu ser cristão: na família, na profissão, na vida pública, no exercício dos carismas e ministérios a que foram chamados. Pela fé, vivemos também nós, reconhecendo o Senhor Jesus vivo e presente na nossa vida e na história.
     Todos Só n’Ele temos a certeza para olhar o futuro e a garantia dum amor autêntico e duradouro.
(Cada um acende sua vela na chama das quatro velas – que simbolizam os quatro Evangelhos – que estão sobre o altar, cantando)
     Dirigente – Com nossas velas acesas, como batizados que somos, façamos nossa Profissão de fé, rezando:
     Todos Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra ...
COMPROMISSO DE FÉ
 (Troquemos uns com os outros as velas – gesto de ir ao encontro missionário – e depois podemos apagá-las, cantando)
           Pai Nosso ... Ave Maria ...
     Dirigente – Deus nos abençoe e nos guarde no seu amor, para sermos verdadeiras testemunhas de fé em Deus.
     Todos Amém.
CANTO FINAL E ABRAÇO DA PAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário