domingo, 11 de agosto de 2013

CELEBRAÇÃO PARA OS PAIS


(Os pais presentes, em procissão, organizam o altar; colocam a toalha, a Bíblia, a imagem de São José, flores, papel e caneta)
     Comentarista – Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos à nossa celebração para o dia dos Pais, queremos agradecer hoje os nossos pais e pedir a Deus uma proteção especial a cada pai aqui presente. O exemplo de pai que nos acompanhará em nossa celebração é de São José, ele que cumpriu a grande missão de ser pai que educou Jesus, com Maria, na fé. Vamos juntos elevar nossos louvores a Deus nosso Pai de bondade por todos os pais (Procissão e arrumação do altar).
CANTO DE PROCISSÃO
     Dirigente – Sejam todos bem-vindos, sintam-se acolhidos nesta celebração. Estamos reunidos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. – Amém.
PALAVRA DE DEUS -  Mt 1, 20-24
     Enquanto José pensava nisso, o anjo do Senhor  lhe apareceu  em sonho, e disse: “José, filho  de Davi, não tenha medo de receber Maria  como esposa, porque ela  concebeu  pela ação do Espírito  Santo. Ela dará à luz  um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.”
     Tudo isso aconteceu  para se cumprir  o que o Senhor  havia dito  pelo profeta:  “Vejam: a virgem  conceberá e dará à luz  um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel,  que quer dizer: Deus está conosco.” Quando acordou, José  fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou  Maria para casa.  
REFLEXÃO BÍBLICA Mt 1, 20-24
     Leitor 1 – O mensageiro dirige-se a José como “esposo de Maria”; dirige-se a quem, a seu tempo, deverá pôr tal nome ao Filho que vai nascer da Virgem de Nazaré, desposada com ele. Dirige-se a José, portanto, confiando-lhe os encargos de um pai terreno em relação ao Filho de Maria.
     Leitor 2 – “Despertando do sono, José fez como lhe ordenar o anjo do Senhor e recebeu a sua esposa (Mt 1,24). Ele recebeu-a com todo o mistério da sua maternidade; recebeu-a com o Filho que havia de vir ao mundo, por obra do Espírito Santo: demonstrou deste modo uma disponibilidade de vontade, semelhante a disponibilidade de Maria, em ordem àquilo que Deus lhe pedia por meio do seu mensageiro.
     Leitor 1 – São José foi chamado por Deus para servir diretamente à Pessoa e à missão de Jesus, mediante o exercício da sua paternidade: desse modo, precisamente, ele “coopera no grande mistério da Redenção, quando chega a plenitude dos tempos”, e é verdadeiramente “ministro da salvação”.
     Leitor 2 – A sua paternidade expressou-se concretamente “em ter feito da sua vida um serviço, um sacrifício, ao mistério da Encarnação e à missão redentora; em ter usado da autoridade legal, que lhe competia em relação à Sagrada Família, para lhe fazer o dom total de si mesmo, da sua vida e do seu trabalho; e em ter convertido a sua vocação humana para o amor familiar na oblação de si, do seu coração e de todas as capacidades, no amor que empregou ao serviço do Messias germinado na sua casa.
(Cada um escreve no papel o nome do pai e depois deposita numa vasilha aos pés de São José, podendo cantar).
PRECES
    1   Pai de bondade que recomendando a São José a guarda dos vossos tesouros mais preciosos, ajudai-nos a aprender com ele, a servir a “economia da salvação” conhecendo, confessando, testemunhando e defendendo a vossa fé.
     Todos Senhor, escutai nosso pedido.
     2 – Deus de misericórdia, que fizeste de São José um mestre singular no serviço da missão salvífica de Cristo, ajudai aos nossos pais no serviço de transmitir e educar seus filhos na fé cristã.
     Todos Senhor, escutai nosso pedido.
     3 – Bom Deus, que em São José, que trazia em si o patrimônio da Antiga Aliança, e que também foi introduzido no principio da nova e eterna Aliança em Jesus Cristo. Que ele indique aos pais, os caminhos desta Aliança salvífica e sejam, com suas esposas, verdadeira presença e testemunho de fé cristã.
     Todos Senhor, escutai nosso pedido.
     4 – Pai Santo, que São José ampare os pais que sofrem com seus filhos e nunca desanimam dessa missão tão importante de ser educadores, protetores e guardiães de suas famílias.
     Todos Senhor, escutai nosso pedido.
     5 – Pai de clemência, concedei a nossos pais, como concedestes a São José, a graça do convívio com o Filho amado e acolhei os pais falecidos na casa paterna.
     Todos Senhor, escutai nosso pedido.
     (Nesse momento queimam os papéis com as intenções)
     Dirigente – São José, abençoai nossos pais e guardai-os no amor de Jesus, o Verbo Encarnado na Sagrada Família. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
     Todos Amém.
     (Chamar os pais para um lugar de destaque e rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria por eles. Os filhos podem fazer uma breve oração espontânea agradecendo a Deus o pai presente ou não)
TodosAmém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário