segunda-feira, 7 de julho de 2014

4º Encontro - A EUCARISTIA DOMINICAL: EXPRESSÃO MAIOR DE ESPIRITUALIDADE - HF 2014



Oração Inicial
Acolhida
AComo fieis batizados, sejam todos bem-vindos nesse nosso encontro de filhos de Deus! Vamos cantar fazendo o sinal do batizado com a água benta.
(Cada pessoa, em especial as crianças, molhe os seus dedos na água abençoada)
- Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo estamos aqui ...
MEMÓRIA
A – Partilhar pelo menos duas alegrias e/ou bênçãos vivenciadas quando todos da família participaram da missa dominical. E contar qual oração é feita na sua casa, antes ou depois das refeições.
(depois que todos falarem, rezar: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo ...)
Deus nos fala – Jo 2, 6-8
      Havia aí seis potes de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificação dos judeus. Jesus disse aos que serviam: “Encham de água esses potes.” Eles  encheram os potes até a boca. Depois Jesus disse: “Agora tirem e levem ao mestre-sala.” Então  levaram ao mestre-sala.
Refletir a Palavra
     Jesus nos exorta, nesse trecho do Evangelho a realizar a nossa tarefa habitual com fé e esperança, quando Ele pede aos serviçais para encherem as talhas de água. Os serviçais pedem vinho e é água que Ele lhes diz para colocar nas jarras. Os criados não criticam, eles têm confiança; “Eles encheram-nas até em cima”, Esta confiança dá o seu fruto: a água transforma-se em vinho e em vinho excelente. Nada é impossível a Deus. A intensidade e ardor com que respondermos aos apelos de Deus será o tanto que Ele poderá nos conceder em graças. “Nos dá água conforme o copo”. Ele respeita nossa liberdade.
     Na nossa vida, Deus só nos pede a mesma atitude, de conduzir a nossa existência tal qual ela é, em todas as suas dimensões, à luz da Sua Palavra, e para a entregar na Sua ação recriadora. Como podemos viver toda a nossa vida de forma evangélica, para que a sua substância humana seja irrigada de seiva divina, para que a água dos nossos amores e das nossas labutas se transforme em vinho de vida eterna?
A Igreja nos ensina
AA autêntica e profunda espiritualidade cristã conjugal e familiar tem a sua expressão máxima na missa dominical, porque ela é a fonte própria do matrimônio cristão, na qual nasce a graça e a exigência de uma vida familiar conforme o Evangelho.
Todos – Vou louvar o Senhor, enquanto eu viver. Vou tocar ao meu Deus, enquanto existir! (Sl (145,2)
Avó – O sacrifício eucarístico, de fato, renova e sela a aliança do amor de Cristo com a Igreja. No sacrifício da nova e eterna Aliança, as famílias cristãs encontram a raiz da qual brotam, onde é interiormente plasmada e continuamente vivificada a aliança conjugal e o ideal de família. (FC 57)
Todos – Não coloquemos a segurança nos poderosos, num homem que não nos pode salvar! (Sl (145,3)
Avô – Eucaristia é o coração do domingo e o núcleo central da espiritualidade cristã; nela celebra-se a morte e a ressurreição do Senhor, centro de toda a história e fonte da qual brota toda graça salvadora. Assim foi entendido e celebrado pelos Apóstolos e pelas primeiras comunidades cristãs, e é celebrada até hoje pela Igreja.
Todos – Feliz quem se apoia no Deus de Jacó, quem coloca sua esperança no Senhor seu Deus. (Sl (145,5)
Avó – A Eucaristia é o centro do domingo; sem nos reunirmos em assembleia aos domingos, para celebrar a Eucaristia, não poderíamos viver cristãmente a semana. Faltar-nos-iam as forças para viver bem, e poderíamos ser vencidos pelas dificuldades diárias.
Todos – Foi Ele quem fez o céu e a terra, o mar e tudo o que nele existe. Ele mantém sua fidelidade para sempre. (Sl (145,6)
Neto – A participação na Eucaristia é, para cada batizado, o centro e uma das melhores formas de santificação do domingo. É um dever irrenunciável e feliz, não só para cumprir um preceito, mas para obedecer a uma necessidade intrínseca de cada cristão e cristã, verdadeiramente consciente e coerente com o projeto de realização humana cristã.
Todos – O Senhor abre os olhos dos cegos. O Senhor endireita os encurvados. O Senhor ama os justos. (Sl (145,8)
Neta – A participação eucarística, a cada domingo, é um aspecto específico da própria identidade da comunidade cristã, mesmo vivendo em circunstâncias de pequenas minorias e em condições de isolamento e dificuldade. É na comunidade que os membros das famílias cristãs renascem e reencontram-se de forma plena, como família de Deus. É ali, no altar, que as famílias cristãs renovam sua vida e missão.
Todos – Aleluia! Cantem para o Senhor um cântico novo! Cantem seu louvor na assembleia dos fiéis! (Sl 149,1)
Neto – A Eucaristia dominical congrega semanalmente os cristãos como família de deus em torno da mesa da Palavra e do Pão da vida e da caridade. Assim ela é também o antídoto mais eficaz contra a dispersão, por ser o lugar privilegiado onde se cultiva e se vivencia continuamente a comunhão e a espiritualidade.
Todos – Alegre-se Israel, com o seu Criador, os filhos de Sião festejam o seu Rei! (Sl 149,2)
Neta – O centro da espiritualidade cristã dos pais e da família é a Eucaristia dominical. Vendo os pais irem à Missa ou, na impossibilidade dela à Celebração da Palavra, e participando com eles, os filhos, desde pequenos, amarão a Eucaristia como fonte da vida e alimento principal de sua piedade e será onde a família dará testemunho para outras famílias do seu amor total a Cristo e a Igreja.
Todos – Sim! Porque o Senhor ama o seu povo, e enfeita os pobres com vitória! (Sl 149,4)
Netos – A participação na Eucaristia dominical torna a nossa semana mais repleta de graças e nos impulsiona para a missão com os mais simples e sofredores. A participação como família na Eucaristia dominical é um ideal de espiritualidade cristã que devemos propor para todos; assim se confessa a absoluta superioridade deste sacramento sobre as demais atividades nobres e dignas do domingo, bem como de toda e qualquer forma de espiritualidade. 
Todos – Que os fiéis festejem a glória dele, e em filas, cantem jubilosos. (Sl 149,5)
Prática espiritual em casa – Encontro de oração em família em preparação para a missa
Roteiro sugestivo:
1) O que aconteceu em casa durante a semana, que podemos dar Glórias a Deus?
2) Do que precisamos pedir perdão a Deus no ato penitencial da missa para manifestar o nosso arrependimento e merecermos a misericórdia de Deus?
3) Que graça queremos pedir a Deus no momento da pausa do oremos inicial?
4) Ler e comentar as leituras da missa dominical.
5) O que vamos ofertar a Deus na missa que vamos participar?
6) Combinar o dia e o horário para irem à missa juntos.
O MAGISTÉRIO NOS ORIENTA
     A assembleia dominical é lugar privilegiado de unidade: ali, com efeito, se celebra o sacramentum unitatis, que caracteriza profundamente a Igreja, povo reunido pela unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Nela, as famílias cristãs dão vida a uma das expressões mais qualificadas da sua identidade e ministério de Igreja doméstica, quanto os pais tomam parte com os seus filhos na única mesa da Palavra e do Pão de vida. Convém lembrar, a este respeito, que compete primariamente anos pais educar os seus filhos para a participação na Missa dominical, ajudados pelos catequistas, que devem preocupar-se de inserir, no caminho de formação das crianças que lhes estão confiadas, a iniciação à Missa, ilustrando o motivo profundo da obrigatoriedade do preceito.
SANTIDADE EM FAMÍLIA
Ulisse amendolagine (1893-1969) e Lelia Cossidente (1893-1951)
     Foram servos de Deus da Ordem Carmelita Teresiana Secular, que santificaram-se em um matrimônio cristão autêntico testemunhando Jesus Cristo aos irmãos.
     Ambos nasceram na Itália. Conheceram-se em 1929 e, em 29 de setembro de 1930 uniram-se em matrimônio em Roma. Ulisse, formado em Direito, trabalhou no Ministério do Interior Italiano. Lelia, professora primária, renunciou à profissão, para cuidar dos cinco filhos; desses, um faleceu precocemente e dois tornaram-se religiosos.
     Conhecemos suas vidas, através das inúmeras cartas deles aos filhos. Por suas cartas, entramos no clima de uma família transformada em um lugar de contínuo encontro com Deus, pela oração e pela vida, nas pequenas e perseverantes atitudes de fé, leituras, meditações, bênçãos cotidianas nos “altarzinhos preparados por mamãe, nas diversas festas religiosas” – escreve Frei Rafael (um dos filhos), que prossegue: - “Passar diante de uma igreja em nossos passeios e entrar para uma oração era coisa natural em nossa família. Parecia que Jesus estava sempre nos esperando, em qualquer Igreja, para a nossa saudação. Entendíamos que no Sacrário circundado de luz e flores se escondia um Mistério que deveríamos adorar. Ele nos atraía. Como deixá-Lo só?”
     No caminho de santidade percorrido pelo casal, eles conhecem alegrias e dores, como a separação dos filhos, o câncer que atinge Lelia e a faz sofrer grandes dores por dois longos anos. Das cartas desse período ficaram o testemunho admirável da aceitação da vontade de Deus, o fiel ato de agradecimento por cada melhora, e a permanente ação de graças. Lelia morre em 02 de julho de 1951, oferecendo sua vida pela santificação de seus filhos. Ulisse, fiel companheiro na dor, fica só, tomado pela tristeza da perda da esposa, mas vigorosamente forte na fé, vai-se abandonando nos braços do Pai. Lelia e Ulisse representam um grande exemplo de santidade. Um casal que transformou a vida matrimonial em um lugar de presença de amor de Deus que se doa através do trabalho, dos pequenos gestos, plenamente possíveis de serem vivenciados através da atenção e do afeto vividos dentro da casa.
PARTILHAR
     1. Como nossa família participa nas missas aos domingos?
     2. Como poderíamos fazer para ajudar pais e filhos que não vão a missa dominical?
ORAÇÃO
Pai Senhor, a Eucaristia é a fonte própria do nosso matrimônio cristão. O sacrifício eucarístico, de fato, representa para toda a humanidade a aliança de amor de Cristo com a Igreja, enquanto selada com o sangue da sua Cruz. Neste sacrifício da Nova e Eterna Aliança nós encontramos a raiz da qual brota e onde é interiormente plasmada e continuamente vivificada a aliança conjugal.
Pai E ainda, Jesus eucarístico, como representação do sacrifício de amor de Cristo pela Igreja. A Eucaristia é fonte de caridade, e neste dom eucarístico, a nossa família cristã encontra o fundamento e a alma da comunhão e da missão; o Pão eucarístico faz-nos um único corpo, revelação e participação na mais ampla unidade da Igreja.
Todos – Assim, queremos, como família cristã, pela participação ao Corpo dado e ao sangue derramado de Cristo, fonte inesgotável do dinamismo missionário e apostólico, assumir a cada dia a nossa vocação de Igreja Doméstica. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário