quinta-feira, 24 de julho de 2014

CELEBRAÇÃO: FAMÍLIA E FRATERNIDADE




(Colocar no centro de uma mesa uma Bíblia aberta, vela, flores, o cartaz da Campanha da Fraternidade 2014 e a Sagrada Família)
AQueridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Celebrando a fraternidade ensinada por Jesus Cristo, vamos refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2014, preparando-nos melhor para Páscoa do Senhor. O tema dessa ano é “Fraternidade e Tráfico Humano”; o lema, “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Que este encontro nos ajude a tomarmos consciência da realidade geradora de sofrimentos e morte em nossa sociedade, e nos ilumine em seu enfrentamento.
Canto Hino da CF 2014
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador!/ É para a liberdade que Cristo nos libertou!
  1. Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados,/À semelhança e à sua imagem, os criou. Na cruz de Cristo,/ foram todos resgatados/ Pra liberdade é que Jesus nos libertou!
  2. Há tanta gente que, ao buscar nova alvorada,/ Sai pela estrada a procurar libertação; Mas como é triste ver, ao fim da caminhada,/ Que foi levada a trabalhar na escravidão!
 3. E quantos chegam a perder a dignidade,/ Sua cidade, a família, o seu valor. Falta justiça, falta mais fraternidade Pra libertá-los/ para a vida e para o amor!
 4. Que abracemos a certeza da esperança, Que já nos lança, nessa marcha em comunhão. Pra novo céu e nova terra da aliança, De liberdade e vida plena para o irmão…
A – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T Amém!
TSenhor, que, em Vosso projeto de vida, nos chamais a viver fraternalmente, fazei-nos solidários com nossos irmãos e irmãs vitimados pelo tráfico humano e com sua libertação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina para sempre. Amém!
Leitor 1 – A Igreja Católica no Brasil escolheu “Tráfico Humano” como tema da Campanha da Fraternidade deste ano, porque esse crime se “constitui em ofensa ultrajante contra a dignidade humana, além de ser uma grave violação dos direitos humanos fundamentais”.
Todos – É para a liberdade que Cristo nos libertou.
Leitor 2 – O tráfico humano é um crime organizado, com ramificações por toda a sociedade. Dessa rede, participam pessoas de várias áreas e classes da sociedade. Mas não é fácil identificar os traficantes, que, geralmente, estão bem próximos das vítimas.
Todos – É para a liberdade que Cristo nos libertou.
Leitor 3 – “As vítimas são enganadas a respeito das suas atividades futuras e já não são livres de decidir a respeito da sua própria vida. Acabam em situações semelhantes à escravidão ou à servidão, das quais é muito difícil fugir. Ameaças e violência são, com frequência, utilizadas em ordem a esta finalidade”.
Todos – É para a liberdade que Cristo nos libertou.
Leitura da Palavra – Lc 4, 17-21
     Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, jesus encontrou a passagem onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos  a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor.” Em seguida jesus  fechou o livro, o entregou na mão do ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então Jesus começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabam de ouvir.”
Pistas para a reflexão:
A – O tráfico humano é uma grave ofensa ao projeto de fraternidade de Deus e fere a dignidade e os direitos humanos. A Igreja, por meio da Campanha da Fraternidade 2014, quer testemunhar que “é para a liberdade que Cristo nos libertou” aos irmãos e irmãs que sofrem com escravidões como a do tráfico humano. Por isso elevemos nossas súplicas ao Deus libertador rezando:
(Pai-nosso e Ave Maria)
A – Encerremos nosso encontro pedindo que Deus derrame em nosso coração o seu amor e a sua verdade, rezando a oração da CF 2014.
Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo
e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados.
Fazei que experimentem a libertação da cruz
e a ressurreição de Jesus.
Nós vos pedimos pelos que sofrem
o flagelo do tráfico humano.
Convertei-nos pela força do vosso Espírito,
e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos.
Comprometidos na superação deste mal,
vivamos como vossos filhos e filhas,
na liberdade e na paz.
Por Cristo nosso Senhor. AMÉM!
A – Que o Senhor nos dê a graça de caminharmos na liberdade, servindo aos mais pobres e lutando pela libertação de todos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Canto

Nenhum comentário:

Postar um comentário