sexta-feira, 25 de julho de 2014

CELEBRAÇÃO PREPARATÓRIA PARA III ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO SÍNODO DOS BISPOS




(Synodus Episcoporum)
(Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização)
AA missão pregar o Evangelho a cada criatura foi confiada, diretamente, pelo Senhor, aos seus discípulos, e dela a Igreja é portadora na história. Na época em que vivemos, de evidente crise social e espiritual, torna-se um desafio pastoral que interpela a missão evangelizadora da igreja para a família, núcleo vital da sociedade e da comunidade eclesial.
A – Unidos ao coração do nosso Papa Francisco e de todos os nossos pastores diante dos deságios pastorais sobre a família no contexto da evangelização, iniciemos nossa celebração, em nome  do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T Amém!
Profissão de fé na família
Leitor 1 – Cremos na pessoa humana como imagem e semelhança de Deus.
Leitor 2 – Cremos na família que manifesta como “Igreja doméstica”.
Leitor 3 – Cremos que no amor nupcial entre o homem e a mulher acontece “o grande mistério”, que torna presente no mundo o amor de Cristo e da Igreja.
Leitor 1 – Cremos que a família constitui o fundamento e o futuro da humanidade.
Leitor 2 – Cremos na espiritualidade de comunhão cristocêntrica na família.
Leitor 1 – Cremos que a família como lugar privilegiado e adequado para a felicidade.
T – Cremos que a aliança matrimonial, pela qual um homem e uma mulher constituem entre si uma comunidade íntima de vida e de amor, foi fundada e dotada das suas leis próprias pelo Criador. Pela sua natureza, ordena-se ao bem dos cônjuges, bem como à procriação e educação dos filhos. E que, entre os batizados, foi elevada por Cristo Senhor à dignidade de sacramento.
Queremos:
Leitor 1 – Assumir e promover os ensinamentos da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja sobre a beleza da família cristã, formada por um homem e uma mulher, abertos a vida.
Leitor 2 – Ter a cada dia mais a convicção de que a família é querida e criada por Deus.
Leitor 1 – Fortalecer a Comissão para a vida e a família na evangelização da família.
Leitor 2 – Seguir os passos pastorais, da Igreja, Mãe e Mestra, com os matrimônios que encontram-se em situações difíceis.
Leitor 1 – Acompanhar e auxiliar, com a ternura e propriedade, a transmissão e educação da fé cristã aos filhos no contexto das situações de matrimônios irregulares.
Leitor 1 – Promover e defender a vida desde o seu início na fecundação até seu término natural.
T – Acima de tudo acreditar, amar, anunciar e promover a beleza da família cristã como Santuário de Fé e Vida.
A – Como Igreja una, santa, católica, apostólica, de mãos dadas rezemos, como filhos de Deus, a oração que Jesus nos ensinou. Pai nosso ...
Oremos
     Trindade Santa, queremos ser, a cada dia mais, Igreja doméstica e participar, ativamente, pela nossa oração e compromisso evangélico com a promoção da família. Pedimos ao Espírito Santo que ilumine nossos Pastores no Sínodo Extraordinário no anúncio do Evangelho nos atuais deságios pastorais a respeito da família. Por Cristo ressuscitado. Amém!
Bênção fianl
A – Pai Santo, concedei fé verdadeira e corajosa para os membros da nossa família para descobrirmos juntos, a cada dia, a vocação ao amor como dom recíproco.
T – Amém!
A – Jesus ressuscitado, suplicamos as graças necessárias que nos asseguram no amor cristão, porque o seu fundamento se encontra na fidelidade de Deus, que é mais forte do que toda a nossa fragilidade.
T – Amém!
A – Espírito de unidade que nos impulsiona a missão de pregar o Evangelho a cada criatura, diante dos desafios da evidente crise social e espiritual atual que interpela a missão evangelizadora da Igreja para a família, núcleo vital da sociedade e da comunidade eclesial.
T – Amém!
A –Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T Amém!
A –Viva o Papa Francisco!
T Viva!
A –Viva os nossos Bispos!
T Viva!
A –Viva as nossas Famílias!
T Viva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário