quarta-feira, 11 de março de 2015

CAMAPNHA DA FRATERNIDADE 2015 - 2º ENCONTRO


2º encontro – Convertei-vos e crede no Evangelho.

A alegria do encontro

A – Prezados irmãos e irmãs, o primeiro convite de Deus para nós no início da Quaresma foi este:

T – “Convertei-vos e crede no Evangelho”

L1 -  A tradição da Igreja guardou uma frase que não está na Bíblia, mas a consideramos como muito importante. Diz que quando as pessoas viam o jeito que viviam os primeiros cristãos todos diziam:

T – “Vejam como eles se amam”.

L2 – O testemunho de amor dos primeiros cristão e a pregação fervorosa dos Apóstolos atraíam as pessoas para a comunidade.

T – A conversão acontecia porque as pessoas se sentiam atraídas para a alegria de viver com Cristo nas comunidades.

O convite à conversão

A – A Palavra de Deus nos mostra os passos que devemos dar para crescer na comunhão com Deus e com os irmãos.

T – Até Jesus Cristo experimentou as tentações, mas permaneceu firme no caminho do amor e da vida.

Canto de acolhida da Palavra

L1 – Evangelho de Jesus Cristo narrado por São Marcos – 1, 12-15

     Em seguida o Espírito impeliu Jesus para o deserto. E  Jesus ficou no deserto durante quarenta dias, e aí era tentado por Satanás. Jesus vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam.
     Depois que João Batista foi preso, Jesus voltou para a Galiléia, pregando a Boa Notícia de Deus:  "O tempo já se cumpriu e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia." ϯ Palavra da Salvação!

Reflexão

A – Antes de começar a sua missão, Jesus Cristo foi para o deserto para passar alguns dias em oração e profunda comunhão com Deus Pai.

T – Quem deseja seguir os passos de Cristo precisa estar bem firme na fé.

L1 -  Depois de vencer as tentações lá no deserto, Jesus Cristo inicia a pregação do Reino dizendo:

T – “Convertei-vos e crede no Evangelho, porque o Reino de Deus está próximo”.

L2 – O Reino de Deus acontece onde as pessoas ouvem o anúncio do Evangelho e começam a organizar a vida de forma fraterna, justa, animada pelo amor a Deus na pessoa dos irmãos e irmãs.

T – Quem escolhe ser de Deus vai seguir o exemplo de Jesus que “Veio ao mundo para servir e não para ser servido”.

L1 – Com o objetivo de atualizar os ensinamentos do Concílio Vaticano II, a Campanha da Fraternidade deste ano vem convocar a Igreja para retomar o verdadeiro caminho apontado por Jesus Cristo.

T – A vivência da fé é uma antecipação, aqui na Terra, daquela vida de comunhão que já existe na comunidade do Céu.

L2 – A convocação da Igreja para que busquemos construir a fraternidade na Igreja e na sociedade é uma convocação para a vivência concreta da fé.

T – Jesus disse: “Vós sois o sal da Terra, vós sois a luz do mundo.”

L1 – Quando levantamos as mãos para o Céu em oração, Deus abastece o nosso coração de amor para depois estendermos essas mesmas mãos a quem está ao nosso lado.

T – Quem descobre a alegria de ser de Deus desejará partilhar com os outros essa alegria.

A – Nosso querido Papa Francisco disse: “Se nos comportarmos como filhos de Deus, sentindo-nos amados por Ele, a nossa vida será nova, cheia de serenidade e de alegria”.

T – Uma antiga canção já dizia: “Não pode ser triste um coração que ama a Cristo”.

Partilha da vida

1.     Para nós, conversão significa apenas o primeiro momento do despertar da fé, ou é um processo contínuo em nossa vida?

2.     Quais as atividades da Quaresma que mais nos ajudam a fortalecer a comunhão com Deus e com os irmãos?

Canto

A fraternidade é fruto de amor

A – A Campanha da Fraternidade deste ano pretende despertar no coração dos cristãos o desejo de retomar o primeiro mandamento da espiritualidade cristã:

T – “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

L1 -  Quem decide viver essa espiritualidade, servindo a Deus na pessoa dos irmãos e irmãs, estará concretizando o que nos propõe a Campanha da Fraternidade deste ano:

T – Fraternidade: Igreja e Sociedade.

L2 – Nos últimos tempos, as pessoas têm perdido muitos valores que são fundamentais para uma vida feliz e uma convivência saudável na sociedade.

T – Quem mais tem sofrido com isto é a família, porque vem perdendo sua identidade.

A – A cultura do individualismo dificulta as relações de fraternidade. É nesse mundo marcado por divisões e discórdias que somos chamados a revelar o rosto de Cristo.

T – Só através de uma atitude sincera de conversão poderemos recuperar a capacidade de cultivar os valores cristãos e o respeito entre as pessoas.

A oração alimenta o amor

A – Jesus Cristo rezava sempre, passava noites inteiras em oração. Ele sentia necessidade de abastecer o seu coração de amor para depois ir ao encontro das pessoas levando esse amor que acolhe, liberta e salva. Com Jesus façamos nossas preces:

T – Dai-nos, Senhor, um coração compassivo e misericordioso.

1 – Por todas as pessoas que exercem alguma atividade na comunidade, para que sejam compassivas e misericordiosas, rezemos:

2 – Para que em nossas famílias saibamos ouvir mais as pessoas e cultivar a fraternidade através do diálogo e da compreensão, rezemos:

3 – Pelas pessoas que sofrem com as doenças, com o desemprego, com as drogas e com o abandono, para que nunca percam a esperança, rezemos:

(Outras preces da comunidade)

A -  Ó Deus, nosso Pai, ouvi o clamor do vosso povo, perdoai nossos pecados e fortalecei-nos na fé e no amor. Por Cristo, nosso Senhor.

T – Amém.

Maria, exemplo do amor que gera vida e fraternidade

A – O Papa Francisco disse que um dos melhores títulos de Nossa Senhora é: “Nossa Senhora da Prontidão”, pois ela está sempre pronta a nos socorrer.

T – Ensinai-nos, ó Mãe querida, a ter essa atitude de prontidão diante das necessidades de nossos irmãos e irmãs.

A -  Celebrando a alegria de saber que a Mãe das Dores caminha conosco nesta Quaresma, sustentando a nossa esperança em meio a todos os sofrimentos, vamos cantar:

Canto

Nenhum comentário:

Postar um comentário