quinta-feira, 12 de março de 2015

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015 - 3º ENCONTRO


3º encontro – Jesus abre para nós as portas do céu.
A alegria do encontro
A – Prezados irmãos e irmãs, durante a Quaresma nós revivemos e refletimos sobre os últimos dias da vida terrena de Nosso Senhor Jesus Cristo.
T – Percorremos, com Jesus Cristo, o caminho de dores e sofrimentos, mas com Jesus celebramos também a vitória da vida: a Ressurreição.
L1 -  Um dos ensinamentos mais importantes de Cristo é que todo sofrimento passa, só a graça de Deus permanece para sempre.
T – “Se vivemos com Cristo, se morremos com Cristo, com ele ressuscitaremos para a vida eterna”.
L2 – A alegria cristã nasce da certeza de que nunca estamos sozinhos. Nas alegrias e nas dores, Jesus Cristo está sempre conosco.
T – Senhor não nos abandoneis pelos caminhos da vida. Ficai sempre conosco e conservai-nos em vosso amor.
O convite à conversão
A – Deus sempre nos ensina, pelas palavras e pelos acontecimentos, que a perseverança é garantia da vitória final.
T – “Ainda que eu passe pelo vale da morte, nenhum mal temerei, pois o Senhor é meu Pastor e nada me faltará”.
Canto de acolhida da Palavra
L1 – Evangelho de Jesus Cristo narrado por São Marcos – 9, 1-10
     E Jesus dizia: “Eu garanto a vocês: alguns dos que estão aqui não morrerão sem ter visto o Reino de Deus  chegar com poder.  Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta  montanha.
     E se transfigurou diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas, como nenhuma lavadeira no mundo as poderia alvejar. Apareceram-lhes Elias e Moisés, que conversaram com Jesus.
     Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus:  “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.” Pedro não sabia o que dizer,  pois eles estavam com muito medo. Então desceu uma nuvem e os cobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutem o que Ele diz!” E, de repente, eles olharam em volta e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos.
Eles observaram a recomendação e se perguntavam  o que queria dizer “ressuscitar dos os mortos”.  ϯ Palavra da Salvação!
Reflexão
A – Jesus já havia anunciado aos discípulos que indo a Jerusalém ele seria preso, condenado à morte, mas que ressuscitaria ao terceiro dia. Só de falar sobre a morte do Mestre, os discípulos ficavam apavorados.
T – Eles seguiam com Jesus Cristo porque o amavam muito, mas o medo estava atormentando a todos eles.
L1 -  Deus, em sua infinita sabedoria, decide dar aos discípulos uma luz para iluminar as trevas do medo que abatia sobre os seus corações.
T – A transfiguração de Jesus foi uma pequena visão da vida além da morte.
L2 – Junto a Jesus Cristo estavam Moisés e Elias, pessoas que tinham vivido muitos séculos antes. Isso quer dizer que no céu se encontrarão todas as pessoas que neste mundo foram fiéis aos compromissos com Deus e com os irmãos.
T – Pedro ficou tão encantado que queria permanecer lá, construindo tendas para Jesus, Moisés e Elias.
L1 – Pedro nem chega a pensar nele e em seus companheiros. Ele queria eternizar aquele momento de intensa felicidade.
T – Mas para eles ainda não havia chegado a hora. Eles deveriam descer da montanha e continuar a caminhada.
A – Os discípulos desceram da montanha pensando no que tinham visto e ouvido. Eles tinham dúvida sobre o que seria ressuscitar dos mortos, como disse Jesus Cristo, mas guardaram com confiança as palavras que vieram do Céu:
T – “Este é o meu Filho muito amado. Escutai o que Ele diz”!
L1 – Renovados e fortalecidos por aquela visão da eternidade, eles seguiram com Jesus Cristo. Durante a Quaresma nós vamos recordando aqueles acontecimentos que marcaram a vida de Jesus Cristo e de seus discípulos.
T – Com Jesus aprendemos a ter fé na vida e a compreender o poder do amor que tudo transforma
A – Cada vez que fazemos a Via-Sacra, nós revivemos os passos de Jesus Cristo no caminho do Calvário e renovamos a nossa fé ao sentir e compreender que o sofrimento e a morte não são o fim.
T – Nosso destino é a ressurreição para a vida eterna.
Partilha da vida
1.     Como nós devemos agir na sociedade para ser “Sal da Terra e Luz do mundo”?
2.     Quais as semelhanças entre os sofrimentos de Cristo e os sofrimentos das pessoas no tempo de hoje?
Canto
A fraternidade é fruto de amor
A – A Campanha da Fraternidade ecoa em nossos ouvidos e desperta o nosso coração para o clamor do nosso mundo.
T – É hora de despertar para o amor, a solidariedade e o serviço fraterno.
L1 -  Mesmo que as nossas ações de fraternidade pareçam pequenas diante das poderosas estruturas de dominação em nossa sociedade, a força do bem é como semente lançada ao chão, que, com a graça de Deus, vai germinar, crescer e produzir frutos.
T – Uma pessoa que decide viver o serviço fraterno pode transformar o mundo.
A – Jesus caminhou sozinho com a Cruz às costas, mas seu testemunho de amor tocou e transformou a vida de milhões de pessoas ao longo dos séculos.
T – Senhor, ajudai-nos a fazer a nossa parte na construção de um mundo mais justo e fraterno.
A oração alimenta o amor
A – Somos caminheiros da eternidade e sabemos que a única riqueza que levaremos será o bem que tivermos feito na face da Terra. Por isso, peçamos a Deus a graça de viver o amor e o serviço fraterno.
T – Dai-nos, senhor, o vosso Espírito de amor.
1 – Para que as pessoas na Igreja sigam o exemplo de Cristo, rezemos:
2 – Para que as crianças, os adolescentes e os jovens sejam formados para a cultura da vida e da fraternidade, rezemos:
3 – Por todas as autoridades e organizações sociais, para que coloquem a vida e a dignidade humana acima de todos os interesses, rezemos:
(Outras preces da comunidade)
A -  Acolhei, Senhor, as nossas preces e fazei de nós instrumentos da vossa paz. Por Cristo, nosso Senhor.
T – Amém.
Maria, exemplo do amor que gera vida e fraternidade
A – Supliquemos a Maria que venha nos ensinar a acolher Cristo.
T – Vinde, Espírito Santo! Vinde gerar Cristo em nós!
A -  Agradecendo a Maria que nos deu o primeiro exemplo de alegria de viver com Cisto, vamos cantar:
Canto

Nenhum comentário:

Postar um comentário