sábado, 14 de março de 2015

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015 - 5º ENCONTRO


5º encontro – Brilhe sobre o mundo a luz de Cristo.

A alegria do encontro

A – Prezados irmãos e irmãs, a Quaresma, estes quarentas dias que antecedem a Páscoa, representa os quarenta anos que o povo de Deus caminhou pelo deserto em busca da terra prometida.

T – Nós caminhamos quarenta dias em busca de uma maior comunhão com Cristo, que nos dá a vida nova na Páscoa.

L1 -  Do mais profundo, das cinzas de nossa vida, começamos a caminhada para a glória de filhos e filhas de Deus. Reflitamos sobre a dignidade que Deus concedeu a cada pessoa e buscamos compreender que o Espírito Santo quer habitar o coração de cada um de nós.

T – O caminho para a glória da Ressurreição passa pela conversão e pela nossa mudança de vida.

O convite à conversão

A – Deus enviou seu Filho ao mundo, não para condenar, mas para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

T – Livrai-nos, Senhor, das trevas do pecado. Ajudai-nos a viver na luz que é Jesus.

Canto de acolhida da Palavra

L1 – Evangelho de Jesus Cristo narrado por São João – 3, 14-21

     Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. Assim, todo aquele que acreditar nele terá vida eterna. Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha  vida eterna. De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e  sim para que o mundo seja salvo por meio dele.  Quem acredita nele,  não está  condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. O julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas á luz, porque suas obras eram más. Quem pratica o mal tem ódio da luz, e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam desmascaradas.  Mas quem age conforme a verdade se aproxima da luz, para que suas ações sejam vistas, porque são feitas como Deus quer.   ϯ Palavra da Salvação!

Reflexão

A – A Quaresma é um tempo de recolhimento e oração. É um tempo favorável da graça de Deus. É tempo para cada pessoa e toda a Igreja voltar-se para si mesma e acertar o passo no caminho com Jesus Cristo.

T – Com Jesus encontramos o caminho da vida e vida em plenitude.

L1 -  O Evangelho recorda o sinal que Deus mandou Moisés levantar lá no alto do monte. As pessoas picadas pelas cobras venenosas, voltando o olhar para a serpente de bronze, eram curadas.

T – Cristo no alto da Cruz é o verdadeiro sinal de cura, libertação, luz e vida para quem se volta para Ele.

L2 – O Evangelho nos diz: “O julgamento do mundo é este: a luz veio ao mundo, mas as pessoas preferiram as trevas porque fazem o que é mau”. Quem pratica o mal é contaminado pelo pecado, e o pecado é a doença da alma.

T – Quem não busca se livrar do pecado vai se distanciando de Deus, e longe de Deus não existe vida verdadeira.

L1 – Jesus Cristo passou pela vida fazendo o bem. Quantos cristãos trabalham no atendimento a pessoas, nos postos de saúde, nos hospitais e podem fazer tanto bem se forem atenciosos e misericordiosos.

T – O caminho do amor e do serviço fraterno é o caminho da vida e da salvação.

L2 – O Concílio Vaticano II foi um despertar da Igreja para a sua verdadeira missão: revelar o Cristo luz dos povos!

T – Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está no Céu.

L1 – Jesus Cristo nunca desistiu de falar do amor e revelar ao mundo o quanto Deus quer cuidar de cada ser humano.

T – Infelizmente as pessoas vivem próximas, mas com os corações isolados e distantes uns dos outros.

A – Lembremos as palavras do Papa Francisco: “Que o zelo pela fraternidade seja a expressão da nossa fé, pois a grandeza de uma sociedade é medida pelo modo como esta trata os mais necessitados”.

T – Senhor, voltai para nós o vosso olhar de amor e ajudai-nos a promover a fraternidade e a paz.

Partilha da vida

1.     Quais as atividades de nossa comunidade que mais revelam a presença de Cristo entre nós?

2.     Quais os frutos que a Campanha da Fraternidade deste ano pode produzir entre nós?

Canto

A fraternidade é fruto de amor

A – A Igreja é santa e pecadora. Santa porque é de Deus, pecadora porque é formada por pessoas. Apesar da fragilidade humana, a Igreja cumpre a sua missão de revelar Cristo Luz dos Povos.

T – Entre luzes e trevas a Igreja vai cumprindo a sua missão na face da Terra.

L1 -  A história traz as marcas do contratestemunho de alguns cristãos, mas está pontilhada de luz pelo heroísmo, pela dedicação e pelo amor daqueles que verdadeiramente são de Cristo.

T – O mal é barulhento. O bem é silencioso, mas é mais forte e duradouro.

A – O Papa Francisco disse: “Uma árvore que cai faz mas barulho do que uma floresta que cresce”.

T – Senhor, derramai a vossa bênção sobre toda a Igreja. Dai-nos a graça de viver o Evangelho e testemunhar o vosso amor.

A oração alimenta o amor

A – A fraternidade na Igreja e na sociedade é fruto da vida de oração e coerência dos cristãos. Quem é de Deus aprende a viver a justiça e o serviço fraterno em todos os lugares e em todos os momentos. Roguemos a Deus o Espírito de amor e zelo fraterno:

T – Queremos servir a Deus na pessoa de nossos irmãos e irmãs.

1 – Para animar os enfraquecidos, consolar os tristes e amparar os que sofrem, rezemos:

2 – Para praticar a justiça, zelando pela educação de todas as crianças e adolescentes, rezemos:

3 – Para que as pessoas honestas não tenham medo de entrar para a política e exerçam seus mandatos com dignidade, rezemos:

(Outras preces da comunidade)

A -  Acolhei, ó Deus, as preces que vos apresentamos confiantes em vossa bondade. Por Cristo, nosso Senhor.

T – Amém.

Maria, exemplo do amor que gera vida e fraternidade

A – Durante todos os dias desta Quaresma nós procuramos caminhar com Maria, crescendo na comunhão com o seu Filho, nosso Salvador.

T – Ó Maria, foi pelo vosso sim que recebemos o Cristo, nosso Salvador.

A -  Ó Maria, que o nosso sim ao compromisso com Cristo, nos coloque em atitude de prontidão para o serviço fraterno.
Canto

Nenhum comentário:

Postar um comentário