domingo, 15 de março de 2015

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015 - 6º ENCONTRO

 
6º encontro – Acolher Jesus é viver e crescer em comunidade.

A alegria do encontro

A – Prezados irmãos e irmãs, no Domingo de Ramos celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. O povo que havia escutado suas palavras e testemunhado os seus milagres, foi para as ruas para saudar o Filho de Deus.

T – “Bendito o que vem em nome do Senhor”!

L1 -  Depois, aquele mesmo povo foi manipulado pelas autoridades e voltou-se contra Jesus, pedindo que Ele fosse crucificado.

T – Ajudai-nos, ó Pai, a acolher o vosso Filho Jesus e com Ele viver e crescer em comunidade.

O convite à conversão

A – O acolhimento é fruto do amor, o compromisso é fruto da gratidão.

T – Dai-nos, Senhor, a graça de acolher Cristo e com Ele permanecer para sempre.

Canto de acolhida da Palavra

L1 – Evangelho de Jesus Cristo narrado por São João – 12, 12-16

     No dia seguinte, a grande multidão que tinha ido para a festa ouviu dizer que Jesus estava chegando a Jerusalém. Então apanharam ramos de palmeira e saíram ao encontro de Jesus, gritando: “Hosana! Bendito aquele que vem em nome do Senhor, o rei de Israel!” Jesus, encontrado um jumentinho, montou nele, como está dito na Escritura:
“Não tenha medo, cidade de Sião. Eis que o seu rei está chegando, montado num jumentinho. Nesse momento, os discípulos não entenderam o que estava acontecendo. Mas quando Jesus foi glorificado, eles  se lembraram que haviam feito com Jesus aquilo que a Escritura dizia.   ϯ Palavra da Salvação!

Reflexão

A – Antes do Concílio Vaticano II, era muito comum uma visão vertical da fé, as pessoas aprendiam a contemplar Deus no Céu, mas não davam tanta importância para a vivência da fraternidade.

T – Com o Concílio houve um despertar da fé para o compromisso com Cristo na pessoa dos irmãos e irmãs.

L1 -  O que parecia descoberta do Concílio era na verdade um retomada dos verdadeiros ensinamentos de Jesus Cristo. Ele se mostrou o Deus-Conosco, um Deus que veio morar entre nós.

T – Jesus revelou-nos o quanto somos amados por Deus nosso Pai e por isso somos chamados a viver como irmãos e irmãs.

L2 – Nosso querido Papa Francisco assim nos diz: “Um dom precioso que o Espírito Santo traz aos nossos corações é a profunda confiança no amor e na misericórdia de Deus”.

T – Quem descobre a beleza de viver com Cristo, jamais se distanciará da comunidade.

L1 – O Evangelho que ouvimos nos mostra que as pessoas saudavam a passagem de Jesus Cristo com ramos verdes nas mãos, com mantos estendidos pela rua e cantando de alegria..

T – E Jesus foi passando entre eles, montado em um jumentinho.

L2 – Nós somos como o jumentinho que leva Jesus Cristo. Se o jumentinho pensasse que as palmas eram para ele, se ele jogasse Jesus ao chão e seguisse em frente, seguramente ele iria apanhar e ser retirado da rua.

T – A humildade é a principal virtude para que sejamos perseverantes na fé e no amor.

L1 – Somos todos muito importantes porque somos continuadores da presença de Cristo que veio ao mundo para servir e não para ser servido.

T – O espírito cristão nos leva a viver a solidariedade, o egoísmo do mundo nos tenta a viver para nós mesmos.

A – A Igreja é comunidade de salvação. Somos responsáveis uns pelos outros.

T – Quando servimos a Deus na pessoa de nossos irmãos e irmãs, nós vamos acumulando um tesouro no Céu.

Partilha da vida

1.     Quais as situações em nossa sociedade que mais clamam por fraternidade e respeito às pessoas?

2.     Como entendemos esta expressão do Concílio “A Igreja é comunidade de Salvação”?

Canto

A fraternidade é fruto de amor

A – São Tiago escreveu: “Quem diz que ama a Deus, mas não ama o seu irmão, é mentiroso”.

T – Jesus é Deus que veio morar entre nós. Nosso Deus não fica distante, Ele está sempre conosco.

L1 -  A Constituição Luz dos Povos nos ensina: “Veio, pois, o Filho, enviado pelo Pai, que n’Ele nos elegeu antes de criar o mundo, e nos predestinou para sermos seus filhos adotivos. Por isso, Cristo, a fim de cumprir a vontade do Pai, deu começo na terra ao Reino dos Céus e revelou-nos o seu mistério, realizando, com a própria obediência, a redenção”.

T – “A Igreja, ou seja, o Reino de Cristo, já presente em mistério, cresce visivelmente no mundo pelo poder de Deus”.

A – Onde as pessoas vivem o amor e o serviço fraterno, aí está acontecendo o Reino de Deus.

T – Senhor, que a nossa fé nos leve ao compromisso de viver o amor, a justiça e a fraternidade.

A oração alimenta o amor

A – Por mais duro que seja o caminho, queremos seguir Jesus Cristo. Que venha do coração de Deus ao nosso coração tudo o que precisamos para fazer acontecer entre nós o Reino iniciado por Jesus.

T – Que aconteça entre nós o vosso Reino de amor.

1 – Para que a Campanha da Fraternidade deste ano seja uma força de conversão e renovação para todas as pessoas na Igreja e no mundo, rezemos:

2 – Para que as lideranças paroquiais sejam mais misericordiosas, especialmente com as pessoas que mais precisam de acolhimento para a celebração dos sacramentos, rezemos:

3 – Pela moralidade na política, pelo fim da corrupção e da impunidade, rezemos:

(Outras preces da comunidade)

A -  Deus de amor e bondade, acolhei nossas preces e colocai em nossos corações os mesmos sentimentos de vosso Filho Jesus Cristo. Por Cristo, nosso Senhor.

T – Amém.

Maria, exemplo do amor que gera vida e fraternidade

A – A experiência nos mostra que quando caminhamos com Maria, encontramos mais facilidade para vivenciar a nossa fé, com a consciência de sermos - com Cristo e em Cristo – a família de Deus, unida pela força do Espírito Santo.

T – Ó Mãe de Cristo e nossa Mãe, intercedei por nós, para que sejamos firmes na fé, alegres na esperança e atenciosos na caridade.

A -  Por maiores que sejam os nossos sofrimentos, com Maria aprendemos a ter uma confiança inabalável em Deus, fonte do amor e da paz. Celebremos nossa gratidão a Nossa Senhora cantando:
Canto

Nenhum comentário:

Postar um comentário