segunda-feira, 16 de março de 2015

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015 - CELEBRAÇÃO DA FRATERNIDADE


 “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45)

Acolhida e saudação inicial (espontânea)

 

A – Prezados irmãos e irmãs, completamos hoje uma etapa muito importante em nossa caminhada para o destino que Jesus Cristo nos indicou:

T – “Sede perfeitos como o vosso Pai que está nos céus é perfeito”

L1 -  Começamos com a celebração das Cinzas, percorremos os caminhos da superação das dores e dos sofrimentos, e permanecendo com Jesus, chegamos com Ele à festa da Ressurreição.

T – “Se vivemos com Cristo, se morremos com Cristo, com Ele ressuscitaremos para a vida eterna”.

L2 -  Nossa caminhada continua. Viveremos o tempo pascal contemplando as aparições do Ressuscitado confirmando a fé no coração dos seus discípulos.

T – Cristo ressuscitou, e disso nós somos testemunhas.

L1 -  Depois celebraremos a Ascensão, quando Jesus Cristo abre para nós as portas do Céu e mostra o nosso destino eterno.

T – Depois que Jesus subiu aos céus, Ele enviou sobre nós o Espírito Santo, o que celebramos na festa de Pentecostes.

L2 -  Completamos assim o conhecimento das Três Pessoas da Santíssima Trindade:.

T – Deus Pai que enviou Jesus para revelar o seu amor, e o Espírito Santo, a força deste amor que anima e governa a Igreja.

L1 -  Depois de Pentecostes celebraremos a Festa da Santíssima Trindade, contemplando Deus que nos convida a viver em sua família de amor. Concluiremos este tempo de revelação de Deus com a Festa de Corpus Christi.

T – A festa de Corpus Christi é uma manifestação de nossa fé em Jesus Cristo que permanece entre nós, na Eucaristia.

A – Após essas celebrações a Igreja retoma o Tempo Comum, tempo de caminhar com Jesus Cristo realizando, no mundo, a missão que Ele nos confiou.

T – Bendito seja Deus que nos chama a fazer parte da sua comunidade de amor.

Palavra de Deus

A – Que o Espírito Santo nos ajude a sentir, no dia de hoje, a mesma alegria que a Ressurreição de Jesus despertou no coração dos primeiros cristãos.

T – Senhor Jesus, Pastor do rebanho, dai-nos a alegria de viver em comunhão convosco, servindo a vós na pessoa de nossos irmãos e irmãs.

Canto de acolhida da Palavra

L1 – Evangelho de Jesus Cristo narrado por São João – 20, 1-9

     No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela Viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para eles: “Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram.”
 Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo.  Os dois corriam juntos. Mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo.  Inclinando-se, viu os panos de linho no chão, mas não entrou. Então Pedro, que vinha correndo atrás, chegou também e entrou no túmulo. Viu os panos de linho estendidos no chão e o sudário que tinha sido usado para cobrir  a cabeça de Jesus. Mas o sudário não estava com os panos de linho no chão; estava enrolado num lugar à parte. Então o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também. Ele viu e acreditou. De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura que diz: “Ele deve ressuscitar dos mortos.”   ϯ Palavra da Salvação!

Reflexão

A – Desde aquela manhã da Ressurreição uma nova luz brilhou sobre a Terra.

T – A notícia da Ressurreição de Jesus Cristo reacendeu a esperança no coração de seus seguidores.

L1 -  Pouco a pouco as pessoas foram compreendendo que o caminho da Vida Eterna era o caminho trilhado pelo Filho de Deus e indicado para nossa Salvação.

T – O caminho que dá sentido à nossa vida e nos conduz à salvação eterna é o caminho do amor e do serviço fraterno.

L1 – Não há outro caminho que nos leve ao coração de Deus. Todas as práticas religiosas, todas as devoções, são importantes enquanto nos motivam a viver o amor a Deus na pessoa dos irmãos.

T – Esse amor a Deus é revelado em nossas atitudes de bondade e dedicação no serviço fraterno.

L2 – Houve um tempo na Igreja que as pessoas se esqueceram do compromisso com os irmãos, pensavam que garantiam a salvação apenas fazendo as práticas de piedade e frequentando os sacramentos.

T – É sempre bom lembrar o que nos diz São Tiago: “Quem diz que ama a Deus, mas não ama o seu irmão é mentiroso”.

L1 – Foi por isso que Deus despertou a Igreja para fazer uma revisão de sua maneira de ser e de agir no mundo. Essa revisão e retomada de caminho foi realizada com o Concílio Vaticano II.

T – A Igreja é obra de Deus. As pessoas podem falhar, mas Deus vai corrigindo e orientando.

Partilhando a vida

1.     As reflexões e orações desses dias nos ajudaram a sentir o quanto Deus ama a cada um de nós?

2.     O que a sociedade mais espera da Igreja através do testemunho dos cristãos?

Comunidade de oração e ação

A – A Igreja será mais santa na medida em que os cristãos se dedicarem mais à oração e à ação. É pelas nossas atitudes que revelaremos se somos mesmo de Cristo.

T – Senhor, que a Igreja seja, na sociedade, testemunha do amor e do serviço fraterno.

L1 -  Durante a Quaresma nós fizemos a caminhada de Ressurreição, caminhando das cinzas e da morte para a vida e a glória do Ressuscitado.

T – Com a graça de Deus queremos agir no mundo para defender e promover a vida, onde quer que ela esteja ameaçada

L2 – Recordando as conferências de Puebla e Santo Domingos, sentimos que há pessoas esperando a nossa oração e a nossa ação para que tenham vida e dignidade.

T – Contemplamos o rosto de Jesus Cristo que ainda sofre:

- rostos desfigurados pela fome;

- rostos desiludidos pelos políticos que prometem, mas não cumprem;

- rostos aterrorizados pela violência;

- rostos angustiados dos menores abandonados;

- rostos sofridos de mulheres humilhadas e desrespeitadas;

- rostos cansados dos migrantes; e

- rostos envelhecidos pelo tempo e pelo trabalho dos que não têm o mínimo para sobreviver dignamente.

A – Senhor Deus Pai, confiamos e vossa misericórdia. Dai-nos o vosso Espírito de amor e renovaremos a face da Terra. Por Cristo, nosso Senhor.

T – Amém.

Com Maria, somos Igreja, comunidade de salvação

A – A Virgem Maria é o maior exemplo de amor a Deus e serviço aos irmãos. Há milhões de pessoas que buscam seguir o seu exemplo pela escuta da Palavra, pela vivência dos Sacramentos e pela entrega solidária no serviço aos mais necessitados.

T – Salve Maria, estrela da evangelização.

A -  Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

T – Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

A – Intercedei por nós, ó Mãe de Jesus Cristo e nossa Mãe. Alcançai para nós a graça da perseverança na fé e um dia a salvação eterna.

T – Pai nosso ...       Ave, Maria ...           Glória ao Pai ...
(Canto final e abraço da paz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário