sexta-feira, 12 de junho de 2015

HOMEM E MULHER CONSTRUINDO UM MATRIMÔNIO SANTO - 3º Encontro do Hora da Família 2015

    
 
I – Acolhida
     Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos ao nosso terceiro encontro. Saudemo-nos uns aos outros.
II – Oração inicial
III – Canto de aclamação da Palavra
IV – Deus nos fala – Is 62, 1-5
     Por causa de Sião não ficarei em silêncio, por causa de Jerusalém não ficarei quieto, enquanto a justiça não surgir para ela como aurora e enquanto sua salvação não brilhar como lâmpada. As nações verão a sua justiça e todos os reis verão a sua glória. Você então será chamada com o nome novo que a boca de Javé indicou. Você será uma coroa magnífica na mão de Javé, um diadema real na palma do seu Deus. Ninguém a chamará Abandonada, e sua terra já não terá mais o nome de Desolada. Pelo contrário, você será chamada Minha Delícia e sua terra terá por nome a Desposada, porque Javé vai amar você e sua terra terá um esposo. Como o jovem se casa com uma jovem, o seu criador casará com você; como o esposo que se alegra com a esposa, seu Deus se alegrará com você. Palavra do Senhor.
V – A Palavra de Deus orienta nossa vida
L 1 – Em Isaías e em outros textos como Mateus 9,15, Lucas 5,34 e Efésios 5,25, aprendemos que Jesus é o esposo da Igreja. Por amor à sua esposa Ele deu Sua vida. É Deus profundamente apaixonado por sua esposa, a Igreja, que somos todos nós. Esta união amorosa e inseparável, este casamento entre Deus e sua Igreja, é o modelo para um matrimônio santo.
L 2 – Em Gêneses 2,24, a união conjugal entre um homem e uma mulher, que é realizada no Sacramento do Matrimônio, dá início a uma família. Este matrimônio é para o bem dos cônjuges e a adequada educação dos filhos.
L 3 – Vemos que o povo de Deus é por Ele amado. Deus, o noivo, se casa com seu povo, a noiva. O Senhor está feliz com sua esposa como um jovem noivo fica feliz com sua esposa. E Deus eleva, valoriza, dignifica e salva sua esposa. Deus não se separa de sua esposa e a ama até as últimas consequências, a ponto de dar a própria vida por ela. Isto é o que fez Jesus Cristo no supremo sacrifício de nossa salvação.
Todos – Este é o modelo para a união entre um homem e uma mulher. E este é o referencial para o Sacramento do Matrimônio.
L 1 – Olhando para a união de Deus com sua Igreja, aprendemos a firmeza do amor que une os cônjuges. Assumir este amor indestrutível pelo cônjuge é um grande desafio de amar nos momentos difíceis e até às últimas consequências. É assim que se edifica uma família unida e amorosa, onde todos gostam de estar. Este “amar como Cristo” perdoa tudo, respeita e valoriza o outro, está aberto para escutar o outro, mesmo quando o assunto não agrada; é doador de vida e tem muitas outras virtudes.
L 2 – É deste estilo de vida em Deus, acompanhado da pertença à Igreja, da participação dos sacramentos e da oração, que decorre a sustentação do Matrimônio pela graça de Deus. A graça de Deus não só socorre o casal em suas dificuldades, mas traz a alegria e a valorização de cada um dos cônjuges e faz brilhar no matrimônio o sinal do amor de Cristo por Sua Igreja. Assim, os problemas são superados e os relacionamentos ficam mais fortes. Assim se vai edificando a santidade do Matrimônio.
L 3 – Este é o modelo de Matrimônio dado por Deus e ensinado pela Igreja, para iniciar e sustentar uma família; para educar os filhos na fé e nos relacionamentos comunitários e sociais.
Todos – O amor de Deus por sua Igreja é indestrutível.
L 1 – Quanto mais entendermos o Sacramento do Matrimônio, mais apreciamos a grandeza do amor de Deus e Sua confiança em nós, dando-nos a missão de mostrar ao mundo Seu amor pela Igreja. Entender como é o Matrimônio planejado por Deus e ensinado pela Igreja é uma urgência, não só para os casados, mas também para os jovens e adolescentes.
L 2 – O casal tem na graça de Deus, particularmente na graça da cura, uma ajuda permanente para sustentar o compromisso assumido diante de Deus e da Igreja da indissolubilidade do matrimônio e do amor incondicional. Com ela o casal cura os ressentimentos. A graça é um presente que o casal leva para a vida.
L 3 – O sim que os noivos dão no matrimônio não é privativo do casal. É um sim entre eles; um sim para a Igreja e para Deus, pois o casal pediu para a Igreja um sacramento instituído por Jesus Cristo. Com isto o casal quer, no seu casamento, a presença da Igreja e de Deus e se compromete entre si, com Deus e com a Igreja. Isto tem caráter também social. A união assim gerada não pode ser desfeita ao arbítrio humano.
Todos – Para ser sinal do amor de Jesus Cristo pela Igreja, os cônjuges precisam encontrar e caminhar com Cristo; aceitar a mútua dignidade de origem, por terem sido criados  por Deus; fundamentar sua caminhada em Deus e integrar-se ao corpo de Cristo, a Igreja.
VI – Canto
VII – Escuta do Magistério
     “O sacramento do matrimônio [...] é a fonte própria e o meio original de santificação para os cônjuges”. [...] O Senhor dignou-se sanar, aperfeiçoar e elevar este amor com um dom especial de graça e caridade”. (Familiaris consortio, n.56)
     “O dom de Jesus Cristo não se esgota na celebração do matrimônio, mas acompanha os cônjuges ao longo de toda a existência”. (Familiaris consortio, n.56)
     “A íntima comunidade da vida e do amor conjugal, fundada pelo Criador e dotada de leis próprias, é instituída por meio da aliança matrimonial, ou seja, pelo irrevogável consentimento pessoal. Deste modo, por meio do ato humano com o qual os cônjuges mutuamente se dão e recebem um ao outro, nasce uma instituição também à face da sociedade, confirmada pela lei divina. Em vista do bem tanto dos esposos e da prole como da sociedade, este sagrado vínculo não está ao arbítrio da vontade humana. O próprio Deus é o autor do matrimônio, o qual possui diversos bens e fins, [...] para a dignidade, estabilidade, paz e prosperidade de toda a família humana”. (Gaudium et spes, n 48).
VIII – Questões para partilha
1. O casamento na Igreja Católica é um bem para o casal, mas também para outros. Como e por quê?
2. Qual é o modelo para o Sacramento do Matrimônio?
3. Qual é o maior recurso do casal para viver o sacramento do matrimônio? Para que serve?
IX – Compromisso
     O Sacramento do Matrimônio é projeto de Deus. O que você (ou o casal, ou a família) pode fazer por este projeto?
X – Canto final
XI – Oração final

Nenhum comentário:

Postar um comentário