I – Acolhida
Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos
ao nosso terceiro encontro. Saudemo-nos uns aos outros.
II – Oração inicial
III – Canto de aclamação da
Palavra
IV – Deus nos fala – Is 62, 1-5
Por causa de Sião não ficarei em silêncio,
por causa de Jerusalém não ficarei quieto, enquanto a justiça não surgir para
ela como aurora e enquanto sua salvação não brilhar como lâmpada. As nações
verão a sua justiça e todos os reis verão a sua glória. Você então será chamada
com o nome novo que a boca de Javé indicou. Você será uma coroa magnífica na mão de Javé, um diadema real na
palma do seu Deus. Ninguém a chamará Abandonada, e sua terra já não terá mais o
nome de Desolada. Pelo contrário, você será chamada Minha Delícia e sua terra
terá por nome a Desposada, porque Javé vai amar você e sua terra terá um
esposo. Como o jovem se casa com uma jovem, o seu criador casará com você; como
o esposo que se alegra com a esposa, seu Deus se alegrará com você. Palavra do
Senhor.
V – A Palavra de Deus orienta
nossa vida
L 1 – Em Isaías e em outros textos como Mateus 9,15,
Lucas 5,34 e Efésios 5,25, aprendemos que Jesus é o esposo da Igreja. Por amor
à sua esposa Ele deu Sua vida. É Deus profundamente apaixonado por sua esposa,
a Igreja, que somos todos nós. Esta união amorosa e inseparável, este casamento
entre Deus e sua Igreja, é o modelo para um matrimônio santo.
L 2 – Em Gêneses 2,24, a união conjugal entre um homem e
uma mulher, que é realizada no Sacramento do Matrimônio, dá início a uma
família. Este matrimônio é para o bem dos cônjuges e a adequada educação dos
filhos.
L 3 – Vemos que o povo de Deus é por Ele amado. Deus, o
noivo, se casa com seu povo, a noiva. O Senhor está feliz com sua esposa como
um jovem noivo fica feliz com sua esposa. E Deus eleva, valoriza, dignifica e
salva sua esposa. Deus não se separa de sua esposa e a ama até as últimas consequências,
a ponto de dar a própria vida por ela. Isto é o que fez Jesus Cristo no supremo
sacrifício de nossa salvação.
Todos – Este é o modelo para a união entre um homem e uma
mulher. E este é o referencial para o Sacramento do Matrimônio.
L 1 – Olhando para a união de Deus com sua Igreja,
aprendemos a firmeza do amor que une os cônjuges. Assumir este amor
indestrutível pelo cônjuge é um grande desafio de amar nos momentos difíceis e
até às últimas consequências. É assim que se edifica uma família unida e
amorosa, onde todos gostam de estar. Este “amar como Cristo” perdoa tudo,
respeita e valoriza o outro, está aberto para escutar o outro, mesmo quando o
assunto não agrada; é doador de vida e tem muitas outras virtudes.
L 2 – É deste estilo de vida em Deus, acompanhado da
pertença à Igreja, da participação dos sacramentos e da oração, que decorre a
sustentação do Matrimônio pela graça de Deus. A graça de Deus não só socorre o
casal em suas dificuldades, mas traz a alegria e a valorização de cada um dos cônjuges
e faz brilhar no matrimônio o sinal do amor de Cristo por Sua Igreja. Assim, os
problemas são superados e os relacionamentos ficam mais fortes. Assim se vai
edificando a santidade do Matrimônio.
L 3 – Este é o modelo de Matrimônio dado por Deus e ensinado
pela Igreja, para iniciar e sustentar uma família; para educar os filhos na fé
e nos relacionamentos comunitários e sociais.
Todos – O amor de Deus por sua Igreja é indestrutível.
L 1 – Quanto mais entendermos o Sacramento do Matrimônio,
mais apreciamos a grandeza do amor de Deus e Sua confiança em nós, dando-nos a
missão de mostrar ao mundo Seu amor pela Igreja. Entender como é o Matrimônio
planejado por Deus e ensinado pela Igreja é uma urgência, não só para os
casados, mas também para os jovens e adolescentes.
L 2 – O casal tem na graça de Deus, particularmente na
graça da cura, uma ajuda permanente para sustentar o compromisso assumido
diante de Deus e da Igreja da indissolubilidade do matrimônio e do amor
incondicional. Com ela o casal cura os ressentimentos. A graça é um presente
que o casal leva para a vida.
L 3 – O sim que os noivos dão no matrimônio não é
privativo do casal. É um sim entre eles; um sim para a Igreja e para Deus, pois
o casal pediu para a Igreja um sacramento instituído por Jesus Cristo. Com isto
o casal quer, no seu casamento, a presença da Igreja e de Deus e se compromete
entre si, com Deus e com a Igreja. Isto tem caráter também social. A união
assim gerada não pode ser desfeita ao arbítrio humano.
Todos – Para ser sinal do amor de Jesus Cristo pela Igreja,
os cônjuges precisam encontrar e caminhar com Cristo; aceitar a mútua dignidade
de origem, por terem sido criados por
Deus; fundamentar sua caminhada em Deus e integrar-se ao corpo de Cristo, a
Igreja.
VI – Canto
VII – Escuta do Magistério
“O sacramento do matrimônio [...] é a
fonte própria e o meio original de santificação para os cônjuges”. [...] O
Senhor dignou-se sanar, aperfeiçoar e elevar este amor com um dom especial de
graça e caridade”. (Familiaris consortio,
n.56)
“O dom de Jesus Cristo não se esgota na
celebração do matrimônio, mas acompanha os cônjuges ao longo de toda a
existência”. (Familiaris consortio, n.56)
“A íntima comunidade da vida e do amor
conjugal, fundada pelo Criador e dotada de leis próprias, é instituída por meio
da aliança matrimonial, ou seja, pelo irrevogável consentimento pessoal. Deste
modo, por meio do ato humano com o qual os cônjuges mutuamente se dão e recebem
um ao outro, nasce uma instituição também à face da sociedade, confirmada pela
lei divina. Em vista do bem tanto dos esposos e da prole como da sociedade,
este sagrado vínculo não está ao arbítrio da vontade humana. O próprio Deus é o
autor do matrimônio, o qual possui diversos bens e fins, [...] para a dignidade,
estabilidade, paz e prosperidade de toda a família humana”. (Gaudium et spes, n
48).
VIII – Questões para partilha
1.
O casamento na Igreja Católica é um bem para o casal, mas também para outros.
Como e por quê?
2.
Qual é o modelo para o Sacramento do Matrimônio?
3.
Qual é o maior recurso do casal para viver o sacramento do matrimônio? Para que
serve?
IX – Compromisso
O Sacramento do Matrimônio é projeto de
Deus. O que você (ou o casal, ou a família) pode fazer por este projeto?
X – Canto final
XI –
Oração final
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