segunda-feira, 5 de outubro de 2015

HV 2015 - CELEBRAR O EVANGELHO DA VIDA - 4º Encontro


Sugere-se preparar o ambiente com  a Bíblia, uma imagem sagrada, vela e flores.


I Acolhida
D – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos ao nosso quarto encontro. Saudemo-nos uns aos outros.
II - Oração inicial
     Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo,/ vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história.
     A exemplo de Jesus Cristo/ e ouvindo sua palavra/ que chama à conversão,/ seja vossa Igreja testemunha de/ fraternidade/ e de liberdade, de justiça e de paz.
     Enviai o vosso Espírito da verdade/ para que a sociedade se abra/ à aurora de um mundo justo e solidário,/ sinal do Reino que há de vir./ Por Cristo Senhor nosso. Amém!
Canto de aclamação da Palavra – No Evangelho da Vida (CNBB)
No Evangelho da vida, que nos traz a Salvação/ Jesus Cristo nos convida e nos guia na missão. (bis)
III – Deus nos fala – Gn 1,27; Sl (138), 1-6; 13-14)
IV – A Palavra de Deus orienta nossa vida
L 1 – Celebremos a vida! Celebremos o Evangelho da vida. Celebremos a vida eterna, dom de Deus!
     Celebrar a vida, o Evangelho da vida, é celebrar também o dom da vida eterna!
     Jesus Cristo, o Evangelho, é vida, é autor da vida e doador da vida eterna.
     A celebração da vida é permanente, porque nossa vida temporal está continuando e, quando de sua aparente interrupção, o povo da vida tem a vida com Deus.
     A celebração da vida deve ter momentos fortes de reflexão e de festa, porque a vida é presente de Deus, é sustentada por Deus, é nossa maior riqueza, e em Jesus Cristo é eterna, na casa do Pai.
L 2 – Ser chamado a anunciar o Evangelho da vida é um grande privilégio. Anunciar com vida quer dizer anunciar com alegria, ser testemunho, ser verdadeiro discípulo de Jesus. Sempre que o anúncio é feito desta forma, a celebração é festiva e de louvor a Deus pelos frutos que presenciamos. É também meditativa, pois tamanho dom, tamanho amor, só pode vir d’aquele que deu sua vida por seus amigos – Jesus Cristo. A celebração tem momentos fortes que reúne o povo pela vida, mas ela é também um contínuo movimento interior, de agradecimento, de meditação, de louvor, de alegria e de esperança.
L 3 – O povo pela vida não se dá o direito de omissão quando vê a agressão à vida. Seja à vida do idoso, seja à vida de um nascituro ou de qualquer outro indefeso. O povo pela vida escuta a parábola do “Bom Samaritano”, proclamada por Jesus e responde ao ensinamento do Mestre com gestos concretos de defesa da vida e o faz lembrando outro ensinamento de Jesus: “Todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes”.
     A celebração continuada da vida se permeia na própria vida de discípulo daquele que é Ele mesmo, a vida, sua origem e sua sustentação para a eternidade com o Pai.
Canto:
Eu vim para que todos tenham vida,/ que todos tenham vida plenamente.
1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor,/ reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão./  Onde está o teu irmão, eu estou presente nele.
2. Salvará a sua vida quem a perde, quem a doa./ Eu não deixo perecer nenhum daqueles que são meus./ Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.
V – Escuta do magistério
L 1 – Enviados ao mundo como “povo pela vida”, o nosso anúncio deve tornar-se também uma verdadeira e própria celebração do Evangelho da Vida. É precisamente esta celebração, com toda a força evocativa dos seus gestos, símbolos e ritos, que se torna o lugar mais precioso e significativo para transmitir a beleza e a grandeza desse Evangelho. Para isso, urge, antes de mais nada, cultivar em nós e nos outros, um olhar contemplativo. Este nasce da fé no Deus da vida, que criou cada homem fazendo dele um prodígio (cf. Sl (138), 14 – Evangelium vitae, n.83).
L 2 – Animado por este olhar contemplativo, o povo novo dos redimidos não pode deixar de cantar com ímpeto hinos de alegria, louvor e gratidão pelo dom inestimável da vida, pelo mistério do chamamento de todo homem a participar, em Cristo, na vida da graça e numa existência de comunhão sem fim com Deus Criador e Pai (Evangelium vitae, n. 83).
T Eu vim para que todos tenham vida,/ que todos tenham vida plenamente.
L 3 – Como o salmista, também nós, na oração diária individual e comunitária, louvamos e bendizemos a Deus nosso Pai que nos plasmou no seio materno, viu-nos e amou-nos quando estávamos ainda em embrião (cf. Sl (138), 13. 15-16), e exclamamos com alegria irreprimível: “Eu Vos louvo porque me fizestes como um prodígio; as vossas obras são admiráveis, conheceis a sério a minha alma” (Sl (138), 14). Sim, “esta vida mortal, não obstante as suas aflições, os seus mistérios obscuros, os seus sofrimentos, a sua fatal caducidade, é um fato belíssimo, um prodígio sempre original e enternecedor, um acontecimento digno de ser cantado com júbilo e glória”. Mais, o homem e a sua vida não se revelam apenas como um dos prodígios mais altos da criação: Deus conferiu ao homem uma dignidade quase divina (cf. Sl 8, 6-7). Em cada criança que nasce e em cada homem que vive ou morre, reconhecemos a imagem da glória de Deus: nós celebramos esta glória em cada homem, sinal do Deus vivo, ícone de Jesus Cristo (Evangelium vitae, n. 84).
T Eu vim para que todos tenham vida,/ que todos tenham vida plenamente.
L 1 – Em coerência com o culto espiritual agradável a Deus (cf. Rm 12,1), a celebração do Evangelho da vida requer a sua concretização sobretudo na existência quotidiana vivida no amor pelos outros e na doação de si próprio. Assim, toda a nossa existência tornar-se-á acolhimento autêntico e responsável do dom da vida e louvor sincero e agradecido a Deus que nos fez esse dom. É o que sucede já com tantos e tantos gestos de doação, frequentemente humilde e escondida, cumpridos por homens e mulheres, crianças e adultos, jovens e idosos, sãos e doentes (Evangelium vitae, n. 86).
T Eu vim para que todos tenham vida,/ que todos tenham vida plenamente.
VI – Questões para partilha
1 Eu me amo? Reconheço o meu valor?
2 Eu e minha família, agradecemos a Deus pela vida?
3 – Que propósitos eu posso e quero fazer para celebrar a vida e sua dignidade?
VII – Compromisso
D – Qual é a minha atitude diante do desafio de defender a vida? Como eu posso anunciar, defender e celebrar a vida? O que sugiro que nossa família, ou comunidade, promova pela vida?
 VIII – Oração conclusiva da Evangelii gaudium
     Virgem e Mãe Maria,/ Vós que, movida pelo Espírito,/ acolhestes o Verbo da vida/ na profundidade da vossa fé humilde,/ totalmente entregue ao Eterno,/ ajudai-nos a dizer o nosso “sim”/ perante a urgência, mais imperiosa do que nunca,/ de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus.
     Vós, cheia da presença de Cristo,/ levastes a alegria a João o Batista,/ fazendo-o exultar no seio de sua mãe./ Vós, estremecendo de alegria,/ cantastes as maravilhas do Senhor./ Vós, que permanecestes firme diante da Cruz/ com uma fé inabalável,/ e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição,/ reunistes os discípulos à espera do Espírito/ para que nascesse a Igreja evangelizadora.
     Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados/ para levar a todos o Evangelho da vida/ que vence a morte./ Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos/ para que chegue a todos/ o dom da beleza que não se apaga.
     Vós, Virgem da escuta e da contemplação,/ Mãe do amor, esposa das núpcias eternas/ intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo,/ para que ela nunca se feche nem se detenha/ na sua paixão por instaurar o Reino.
     Estrela da nova evangelização,/ ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão,/ do serviço, da fé ardente e generosa,/ da justiça e do amor aos pobres,/ para que a alegria do Evangelho/ chegue até aos confins da terra/ e nenhuma periferia fique privada da sua luz.
     Mãe do Evangelho vivente,/ manancial de alegria para os pequeninos,/ rogai por nós./ Amém. Aleluia!
.Canto – A tempestade vai passar (Pe. Reginaldo Manzotti)
Como é bom estar aqui/ Em meio a tantas provações/ Saber que posso confiar/ Em meu senhor/ E acreditar/ Que ele nunca faltará.

A tempestade vai passar/ Por sobre as ondas confiante andarei/ Tribulações, vencerei/ As aflições superarei/ Deus provê/ Eu sei que proverá (bis)

Nesse bravo mar da vida/ Ventos vêm me atormentar/ Nesta rocha firme e forte/ Que é meu Deus/ Não temerei/ Nele posso confiar.

A tempestade vai passar...... (bis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário