sexta-feira, 2 de outubro de 2015

HV 2015 - O POVO DA VIDA E PELA VIDA - 2º ENCONTRO



I Acolhida
D – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos ao nosso segundo encontro. Saudemo-nos uns aos outros.
II - Oração inicial
     Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo,/ vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história.
     A exemplo de Jesus Cristo/ e ouvindo sua palavra/ que chama à conversão,/ seja vossa Igreja testemunha de/ fraternidade/ e de liberdade, de justiça e de paz.
     Enviai o vosso Espírito da verdade/ para que a sociedade se abra/ à aurora de um mundo justo e solidário,/ sinal do Reino que há de vir./ Por Cristo Senhor nosso. Amém!
Canto de aclamação da Palavra – No Evangelho da Vida (CNBB)
No Evangelho da vida, que nos traz a Salvação/ Jesus Cristo nos convida e nos guia na missão. (bis)
III – Deus nos fala – Jo 15, 8-9; 12-17
IV – A Palavra de Deus orienta nossa vida
L 1 – Jesus neste Evangelho nos dá um mandamento novo: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ele nos pede para nos amarmos reciprocamente. Amar reciprocamente não é uma opção, mas um modo de viver e de se apresentar ao mundo, no qual consideramos todos irmãos, e todos devem ser amados por nós.
T – Somos o povo da vida, e por isso devemos amar a todos. Devemos amar uns aos outros.
L 2 – A medida deste amor nos é dada por Jesus, que nos amou a ponto de dar a sua vida para que tivéssemos vida em plenitude. Por isso temos “um desejo infinito de amor e comunhão, capaz de abraçar o universo e Alguém (Deus) maior que o universo”. (Piero Cola – Na luz do Pai, Cidade Nova)
T – Somos o povo da vida e temos um desejo infinito de amor e comunhão.
L 3 – Somos o Povo da vida e precisamos responder às diversas exigências que o amor fraterno nos solicita. É preciso partilhar os dons e colocá-los a serviço do irmão: “Ninguém tem maior amor do que Aquele que dá a vida por seus amigos”. E foi assim que Jesus fez, nos amou até a morte de cruz. Devemos imitar Jesus que morre por cada um de nós, doando nosso tempo e nossos bens para que os nossos irmãos também possam experimentar a vida em abundância que Ele veio nos trazer.
T – Somos o povo da vida, e a nós Jesus revela a vida em plenitude: “Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
L 1 – A vida que Jesus veio nos trazer não é apenas a nossa vida biológica, terrena, mas a vida eterna, que é a participação na vida íntima da Trindade, a vida junto com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Se nos amamos reciprocamente, se nos doamos aos irmãos, experimentamos a vida em abundância, e experimentamos a alegria de Jesus em nós, por isso a nossa alegria será plena.
T – Somos o povo da vida, experimentamos a alegria de Jesus em nós.
L 2 – Somos o povo pela vida. Devemos amar a todas as crianças desde o momento em que foi concebida no útero materno; os irmãos que passam fome; os irmãos que morrem por falta de atendimento médico; os irmãos que estão nas ruas, os alcoólatras, os drogados, e os idosos no final de sua vida. A decisão a favor da vida atinge sua plenitude quando nasce, e é alimentada pelo amor e com o amor de Jesus.
T – Somos o povo pela vida, amamos a vida desde a concepção até a morte natural.
L 3 – Somos o povo pela vida. Tudo que fazemos aos nossos irmãos é a Jesus que o fazemos. E Jesus nos diz: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi.” Foi Ele quem nos escolheu para trabalharmos em favor da vida, nos escolheu para sermos seu povo, o povo da vida e pela vida.
T – Somos o povo escolhido por Jesus, somos o povo da vida e somos o povo pela vida.
L 1 – Todos nós somos membros da Igreja de Cristo, somos o povo da vida e pela vida e, juntos, podemos ser sinais de esperança a este nosso mundo, onde dever florescer a cultura da vida, edificada na verdade e no amor.
T – Somos o povo da vida e pela vida e, juntos, podemos ser sinais de esperança.
V – Escuta do magistério
L 1 – Somos o povo da vida, porque Deus, no seu amor generoso, deu-nos o Evangelho da vida e, por este mesmo Evangelho, fomos transformados e salvos. Fomos reconquistados pelo “Príncipe da vida” (At 3,15), com o preço do seu sangue precioso (cf. 1 Cor 6,20; 7,23; 1Pd 1,19) e, pelo banho batismal, fomos enxertados n’Ele (cf. Rm 6, 4-5; Col 2,12) como ramos que recebem seiva e fecundidade da única árvore (cf. Jo 15,5). Interiormente renovados pela graça do Espírito, “Senhor que dá a vida”, tornamo-nos um povo pela vida, e como tal somos chamados a comporta-nos.
L 2 – Somos enviados: estar ao serviço da vida não é para nós um título de glória, mas um dever que nasce da consciência de sermos “o povo adquirido por Deus para proclamar as suas obras maravilhosas” (cf. 1 Pd 2,9). No nosso caminho, guia-nos e anima-nos a lei do amor: um amor, cuja fonte e modelo é o Filho de Deus feito homem que “pela sua morte deu a vida ao mundo”.
L 3 – Somos enviados como povo. O compromisso de servir a vida incumbe sobre todos e cada um. É uma responsabilidade tipicamente “eclesial”, que exige a ação concertada e generosa de todos os membros e estruturas da comunidade cristã. Mas a sua característica de dever comunitário não elimina nem diminui a responsabilidade de cada pessoa, a quem é dirigido o mandamento do Senhor de “fazer-se próximo” de todo o homem: “Vai e faz tu também do mesmo modo” (Lc 10,37) (Evangelium vitae, n.79)
VI – Questões para partilha
1 Vivemos numa sociedade cada vez mais individualista. O Cristianismo, porém, nos ensina a viver de outro jeito. Consigo ver Jesus em cada irmão que encontro no meu dia a dia? Consigo amar o rico e o pobre, o simpático e o antipático, o branco e o negro?
2 A proposta de Jesus é exigente. Ela nos questiona e nos torna responsáveis?
3 – Tomo a iniciativa no amor? Sou o primeiro a dar o passo em direção ao irmão ou espero que ele me ame e só depois respondo com amor?
VII – Compromisso
D – Somos o povo da vida e pela vida. Temos a necessidade de ajudar de modo concreto as pessoas menos favorecidas: “Tive fome e me destes de comer. Tive sede e me deste de beber. Era forasteiro e me recolhestes. Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes, preso e viestes ver-me” (Mt 25, 35-36). É preciso amar concretamente e ser perseverante neste compromisso de solidariedade. Nesta semana, vamos nos esforçar para praticar estas obras de misericórdia, amando verdadeiramente Jesus em cada irmão. Outro compromisso importante é ajustar a nossa vida cotidiana, mudar nossa rotina, mesmo que seja difícil, para colocar nela, diariamente, uma experiência de fé.
VIII – Oração conclusiva da Evangelii gaudium
     Virgem e Mãe Maria,/ Vós que, movida pelo Espírito,/ acolhestes o Verbo da vida/ na profundidade da vossa fé humilde,/ totalmente entregue ao Eterno,/ ajudai-nos a dizer o nosso “sim”/ perante a urgência, mais imperiosa do que nunca,/ de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus.
     Vós, cheia da presença de Cristo,/ levastes a alegria a João o Batista,/ fazendo-o exultar no seio de sua mãe./ Vós, estremecendo de alegria,/ cantastes as maravilhas do Senhor./ Vós, que permanecestes firme diante da Cruz/ com uma fé inabalável,/ e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição,/ reunistes os discípulos à espera do Espírito/ para que nascesse a Igreja evangelizadora.
     Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados/ para levar a todos o Evangelho da vida/ que vence a morte./ Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos/ para que chegue a todos/ o dom da beleza que não se apaga.
     Vós, Virgem da escuta e da contemplação,/ Mãe do amor, esposa das núpcias eternas/ intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo,/ para que ela nunca se feche nem se detenha/ na sua paixão por instaurar o Reino.
     Estrela da nova evangelização,/ ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão,/ do serviço, da fé ardente e generosa,/ da justiça e do amor aos pobres,/ para que a alegria do Evangelho/ chegue até aos confins da terra/ e nenhuma periferia fique privada da sua luz.
     Mãe do Evangelho vivente,/ manancial de alegria para os pequeninos,/ rogai por nós./ Amém. Aleluia!
.Canto -
Eu vim para que todos tenham vida,/ que todos tenham vida plenamente.
1.Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor,/ reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão./  Onde está o teu irmão, eu estou presente nele.
2. Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males./ Hoje és minha presença junto a todo sofredor./ Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.
4. Entreguei a minha vida pela salvação de todos./ Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes./ Onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele.
5. Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido./ Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda esperança./ Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.
6. Salvará a sua vida quem a perde, quem a doa./ Eu não deixo perecer nenhum daqueles que são meus./ Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário