segunda-feira, 17 de março de 2014

CF 2014 - FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO - 3º ENCONTRO



3º Encontro – As políticas de combate ao tráfico humano “Eu lhes darei um só coração e infundirei neles um espírito novo”  (Ez 11,19)

1.     Objetivo do encontro – Este encontro tem por objetivo ajudar a perceber que existem políticas de combate ao tráfico de seres humanos, procurando incentivar a comunidade a se articular para uma melhor aplicação dessas políticas.

2.     Preparação do ambiente - Colocar no centro uma cruz e velas acesas, a Bíblia aberta e pequeno cartaz com o tema do encontro.

Animador – Queridos irmãos e irmãs sejam bem-vindos ao nosso terceiro encontro, no qual vamos continuar refletindo sobre a Fraternidade e o tráfico humano, hoje de modo especial destacando as políticas de combate  a essa realidade. Iniciemos nosso encontro cantando.
Canto inicial –
A – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Oração (Todos) – Senhor da vida, que ao longo da história da salvação nos destes em Jesus o projeto de restauração da dignidade humana, nós vos suplicamos que inspire nossa comunidade para sermos profetas da justiça e da verdade em favor de todos os que sofrem à margem da sociedade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

A – A história da humanidade é marcada por diversas transformações socioculturais. Algumas delas, mesmo sendo chamadas de desenvolvimento humano, muitas vezes não o são, e sim, fruto do mercado, que gera ganância e exploração. Nesse sentido, vamos continuar refletindo comunitariamente sobre a realidade do tráfico de seres humanos, procurando perceber as políticas de combate existentes em nosso país.
L 1  -  Mesmo tendo  passado tanto  tempo  desde que  foi abolida a escravatura em nosso  país,  ainda existem  grupos  articulados que camuflam  as  atividades ilegais,  induzindo as  pessoas, enganando-as  e levando-as para lugares  distantes, obrigando-as  a agir  contra a sua  vontade e impedindo-as  de voltarem para  casa sob fortes ameaças.
L 2  -  As principais vítimas são mulheres e homossexuais para exploração sexual; crianças para adoção; homens para trabalhos  forçados; e, ainda, são traficadas pessoas para remoção  e  comércio de órgãos. Tudo isso se mostra  contra o plano amoroso de Deus para o ser humano, que é uma vida vivida  no amor e na fraternidade, no respeito e na partilha  dos dons da criação.
L 3  -  Todas essas informações não escapam aos olhos das autoridades; existem políticas de prevenção e eliminação dessa triste realidade que é o tráfico de seres humanos. Desde 2003, o governo brasileiro adota uma política que pretende erradicar o trabalho escravo, com uma atuação integrada  entre o poder  público e a sociedade  civil.
T – Amar o próximo é querer e trabalhar pelo seu bem. Nesse sentido, a solidariedade se coloca na dimensão da justiça.

A – É preciso reforçar o caráter das políticas de combate ao tráfico de seres humanos. Aqui no Brasil estamos procurando fazer isso em parceria com o Protocolo de Palermo, que contém as normas internacionais sobre esse assunto. Somente organizando nossa política é que vamos poder oferecer assistência e proteção às vítimas e, ainda, repreender os responsáveis por tais atos desumanos.

L 1  -  Quando falamos de políticas, não podemos achar que isso é algo só das autoridades, pois elas envolvem todos nós e, para que não se torne algo muito distante, precisamos dar passos  concretos.
L 2  -  No caso do tráfico humano, precisamos reduzir as situações de risco, sensibilizar toda a sociedade, aumentar a punição dos responsáveis e integrar todas as redes políticas com as redes de proteção às vítimas.
L 3  -  Essas ações são sempre desafiadoras. Para isso, é preciso, de maneira objetiva, realizar o enfrentamento da questão, não confundindo prostituição com tráfico sexual, pois são realidades distintas; e não afirmando que tráfico de seres humanos e migração são a mesma situação.
L 1  -  É preciso manter o foco na questão do tráfico humano, que sempre está ligado à exploração, e denunciar todas as redes articuladas ao poder desse crime, o que nem sempre é fácil, por envolver pessoas poderosas e violentas.
L 2  -  O combate ao tráfico humano têm raízes também na  Sagrada Escritura. Nos livros proféticos encontramos essas denúncias, que devem ser para nós motivação e encorajamento para nos engajarmos na luta contra todo tipo de prática que desumaniza a pessoa.
T – A ação pelo combate contra o tráfico de seres humanos é uma expressão visível e privilegiada do ministério da evangelização. É expressão de uma Igreja consciente de sua missão de servidora  do evangelho.

3.     Iluminação bíblica
Canto de acolhida da Palavra de Deus
Leitura da Palavra – Ez 11,14-21

4.     Pistas para a reflexão  
a)     Como podemos tornar mais conhecidas as políticas existentes em relação ao tráfico humano?
b)    O profeta Ezequiel se comprometeu com a denúncia de desrespeito ao ser humano. Percebe-se que os profetas eram pessoas preocupadas com a realidade de miséria e escravidão do povo. Somos preocupados também ou passamos a vida ocupando-nos somente com nossas coisas?
 (Tempo para a reflexão do grupo. Logo a seguir, as preces)

A – Apresentamos com confiança ao Senhor os nossos pedidos e renovamos nosso compromisso com a luta a favor da liberdade humana.

L 1  -  Para que cada vez mais cresça a consciência e o compromisso com as políticas que favoreçam a inclusão do ser humano. Rezemos ao Senhor.
T – Senhor, que nos libertastes em sua cruz, tende piedade de nós e atendei-nos.
L 2  -  Que a Igreja continue se alimentando da Palavra de Deus e continue sendo um sinal profético de igualdade e liberdade, de justiça e de paz. Rezemos ao Senhor.
T – Senhor, que nos libertastes em sua cruz, tende piedade de nós e atendei-nos.
L 3  -  Por todas as pessoas que são vítimas da injustiça e da liberdade, de modo especial pelas que sofrem com o tráfico humano, para que encontrem ombros amigos e mãos estendidas que os ajudem a recuperar os seus direitos. Rezemos ao Senhor.
T – Senhor, que nos libertastes em sua cruz, tende piedade de nós e atendei-nos.
 (Preces espontâneas)
T – Pai nosso e Ave Maria.

A – Vamos concluir nosso encontro rezando a oração da CF 2014, renovando nosso compromisso com todos os irmãos e irmãs injustiçados.

A – Que o Senhor nos dê a graça de caminharmos na lei que é vida e verdade para todos que a seguem. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Canto final: Hino da CF 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário