quarta-feira, 7 de outubro de 2015

CELEBRAÇÃO DA VIDA - 08 de outubro - Dia do Nascituro






Se possível providenciar antecipadamente o ambiente e a acolhida aos participantes deste encontro, equipe de canto ou aparelho para música, vela, Bíblia, flores, uma imagem do Menino Jesus.

I Ritos iniciais
D – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T – Amém!
(Quem preside saúda os presentes com estas ou outras palavras adequadas)
D – A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus da vida e do Senhor Jesus Cristo.
T – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Canto
D – Celebremos o mais caro e nobre dom: a vida. Celebremos o Evangelho da vida que nos orienta para termos vida plena. Sejamos agradecidos e corresponsáveis pela nossa vida e pela a de todos que Deus nos confie em nossa caminhada. A vida é sagrada. Ela nos foi confiada não como algo de que se possa dispor livremente, mas como dom a guardar e transmitir fielmente.
T – Obrigado, Senhor, pelo dom da vida! Ajudai-nos a protegê-la e promove-la!
D – Celebremos o dom da vida que Deus nos concedeu, (cada um proclama o dia do seu aniversário).
T – Obrigado, Senhor, pelo dom da vida! Ajudai-nos a protegê-la e promovê-la!
II – Ato Penitencial
D – Avaliando se nossos pensamentos, palavras, atos e omissões feriram o dom da vida, reconheçamos a grandeza da misericórdia de Deus e a nossa fragilidade:
D – Pelas vezes que deixamos de anunciar o Evangelho da vida, intimidados pela cultura da morte que nos rodeia ou acomodados com um estilo de vida egoísta, tende misericórdia de nós, Senhor!
T – Perdão, ó Senhor, misericórdia. Perdão Senhor, Deus da vida.
D – Pelas vezes que não celebramos o Evangelho da vida, influenciados pela indiferença diante da criação como dom de Deus e da sacralidade da vida presente sobretudo no ser humano criado à imagem e semelhante de Deus, tende misericórdia de nós, Senhor!
T – Perdão, ó Senhor, misericórdia. Perdão Senhor, Deus da vida.
D – Pelas vezes que não servimos o Evangelho da vida, confundidos por informações tendenciosas e interesseira, deixando de protegê-la e promovê-la desde o seio materno, mesmo em meio às dificuldade, tende misericórdia de nós, Senhor!
T – Perdão, ó Senhor, misericórdia. Perdão Senhor, Deus da vida.
.(Sugerimos um gesto de reconciliação entre os participantes)
D – Ó Deus autor da vida que desejais que todos vivam na liberdade e na paz. Acolhei as súplicas das famílias aqui reunidas para que vivam reconciliadas no amor e promovam relações reconciliadoras na defesa da vida.
T – Assim seja!
No Evangelho da vida, que nos traz a Salvação/ Jesus Cristo nos convida e nos guia na missão. (bis)
III – Deus nos fala – Jo 1, 1-4; Sb 1, 13-15
IV – Reflexão espontânea
(Momento de silêncio e partilha espontânea do grupo)
V – Reflexão conduzida
L 1 – A vida é o maior dom que temos. Inicia aqui na terra, mas é eterna. E ninguém e nada pode violar ou destruir o dom da vida.
T – Assumimos o compromisso de valorizar e promover a vida em todas e quaisquer circunstâncias de nosso dia a dia.
L 2 – O início da vida, a concepção, é um valor que precisamos reconhecer sempre e em qualquer situação. É nela que é gerado um novo ser humano. A criação se renova em cada novo ser que nasce. A criatura é louvor ao Criador.
T – Comprometemo-nos a respeitar e acolher todo novo ser indefeso, que é gerado, sendo contrários a todo discurso e prática que favoreça a morte de inocentes.
L 3 – A vida da criança deve ser respeitada em toda a sua plenitude, bem como os direitos de brincar e estudar.
T – Propomo-nos a colaborar na formação destes novos cristãos e cidadãos para a sociedade. A partir de nós queremos construir uma sociedade justa e fraterna, a civilização do amor. Procuraremos eleger governantes que promovam e defendam a vida humana desde seu início até o seu fim natural.
L 4 – A vida em abundância dada por Deus, muitas vezes é agredida por nossa omissão. Crianças, mulheres, idosos, desempregados, famintos, os mais fracos da sociedade sofrem com nossa omissão.
T – Nossa omissão é nosso pecado. Empenhoremo-nos no compromisso de conversão pessoal e comunitário; a começar pelas mudanças em conversas e situações familiares.
L 1 – A vida eterna se inicia com a vida temporal, com a qual nos comprometemos hoje.
T – Queremos construir juntos, ainda nesta vida, o Projeto de Deus. O Projeto de Amor que passa pelo nosso relacionamento com Deus, conosco mesmos, com os outros e com a natureza. Queremos neste momento louvar e agradecer ao Pai pelas nossas vidas, pela vida de cada um em nossas famílias e pelos dons que recebemos. Queremos ainda agradecer pelos nossos familiares que já partiram desta vida.
VI – Preces espontâneas
VII – Oração pela vida
(Acompanhado por um canto, a comunidade acolhe o presente maior de nosso Deus, seu Filho Jesus, representado em uma imagem)
Canto – Cantar a beleza da vida (Pe. Zezinho)
Cantar a beleza da vida, presente do amor sem igual:/ Missão do teu povo escolhido! senhor, vem livrar-nos do mal!/ Vem dar-nos teu filho, senhor,/ Sustento no pão e no vinho/ E a força do espírito santo,/ Unindo teu povo a caminho!
D – Rezemos com o Papa Francisco:
     Deus da vida, queremos considerar a vossa lei e a mensagem do Evangelho como um caminho de liberdade e de vida. Ó Deus Vivo, fazei-nos livres! Queremos dizer sim ao amor e não ao egoísmo, à vida e não à morte, à liberdade e não à escravidão dos numerosos ídolos do nosso tempo. Queremos dizer sim a Vós, que sois amor, vida, liberdade, e jamais desiludis. Queremos dizer sim a Vós que sois o Vivente e o Misericordioso. Aumentai a nossa fé em Vós que, em Jesus Cristo, nos concedeu a vossa vida com o dom do Espírito Santo.
     Fazei-nos, em vossa misericórdia, viver como verdadeiros filhos vossos, a fim de sermos livres e felizes. Amém.
T – Amém!
Pai nosso ...
VIII – Bênção final (Nm 6, 24-26)
     Reúna a sua família para conversar sobre os perigos atuais que ameaçam a vida e a família e depois, rezem juntos colocando como intenção a proteção contra os perigos que foram identificados.
D – O Senhor te abençoe e te guarde.
T – Amém!
D – O Senhor faça brilhar sobre ti sua face, e se compadeça de ti.
T – Amém!
D – O Senhor volta para ti o seu rosto e te dê a paz.
T – Amém!
Abraço fraterno

Nenhum comentário:

Postar um comentário