terça-feira, 13 de outubro de 2015

O SÍNODO E A BELEZA DO MATRIMÔNIO



A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo é o tema do 14º Sínodo dos Bispos que reúne 270 padres sinodais e 18 casais dos cinco continentes. Entre eles está dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
     Com mais quatro delegados do Brasil e a partir da realidade do país, o arcebispo vai contribuir para uma nova concepção no cuidado pastoral familiar: atender melhor, com um olhar de misericórdia, homens e mulheres que vivem os dilemas encontrados na família de hoje.
     De Roma, dom Sergio esclarece pontos sobre o próprio trabalho no Sínodo e as mudanças que as decisões dos bispos vão trazer para as famílias, a Igreja e o mundo.
1. Atividades dos delegados brasileiros no Sínodo
     “Enquanto ‘delegados’, procuramos representar o Episcopado brasileiro, trazendo para a Assembleia Sinodal os desafios e experiências pastorais do Brasil, especialmente no campo do matrimonio e da família. Contudo, pela natureza do Sínodo, nosso olhar se alarga para o mundo. Queremos contribuir para que a Igreja possa cumprir bem a sua missão nas diferentes regiões e não apenas no Brasil. Sínodo é um momento especial de diálogo, de corresponsabilidade e de comunhão na Igreja. São muitos os momentos de diálogo, em plenário e nos grupos, para que todos possam participar ativamente”.
2. Mudanças ou avanços que o Sínodo pode trazer
     “É cedo para apresentar resultados do Sínodo, pois está apenas começando. Já tem sido divulgado que essa Assembleia Sinodal não pretende propor mudanças doutrinais, no campo do matrimônio e da família, mas sim fazer propostas pastorais para atender melhor os desafios vividos pelas famílias. Esperamos avançar no serviço pastoral às famílias e, especialmente, na evangelização dos casais”.
3. Assuntos que os participantes tenderão a se debruçar
     “É difícil ressaltar um assunto, pois o leque temático é muito amplo. O texto que está sendo trabalhado (Instrumentum Laboris) se divide em três grandes partes que estão sendo trabalhadas, de igual modo, nas três semanas do Sínodo. A primeira parte se refere aos ‘desafios sobre a família’; a segunda, de cunho teológico, tem como tema ‘o discernimento da vocação familiar’; e a terceira parte, de caráter pastoral, trata da ‘missão da família hoje’”.
4. O que esperar do Sínodo
     “São muitas as expectativas que as pessoas têm. Dentre elas, esperamos muito reafirmar o valor do matrimonio cristão e da família, ressaltar a beleza do matrimônio, apoiar os casais que estão buscando viver bem os seus compromissos, trazer esperança e vida nova para os que passam por maiores dificuldades e crescer no serviço pastoral aos casais e famílias, principalmente na acolhida em nossas paróquias e comunidades. Para isso, temos rezado muito aqui no Sínodo e continuamos a pedir as orações de todos”.
As atividades do Sínodo terminam no dia 24 de outubro.
Dom Sergio sobre o Sínodo das Famílias, 07/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário